O que quer dizer low carb?
Low carb ou dieta low carb são os termos que se utiliza para designar uma dieta com restrição de hidratos de carbono simples e de fácil digestão. Esses planos alimentares foram criados para satisfazer pessoas com obesidade ou diabetes. Entretanto, por conta de seu sucesso, a dieta low carb se popularizou pelo mundo e passou a ser seguida por milhões de pessoas.
Como funciona a dieta low carb?
O foco da dieta low carb é diminuir a ingestão de açúcares, já que os hidratos de carbono se tornam açúcar no sangue. Por isso, nutricionistas recomendam diminuir alimentos como pães, massas, batata e bolos do cardápio.
Para que não haja perda alimentar, esses tipos de hidratos de carbono podem ser substituídos por alimentos com uma maior percentagem de gorduras e quantidade moderada de proteína. Muitos médicos pedem que pacientes em um plano low carb comam mais carne, aves, peixe, marisco, ovos, queijo, nozes e sementes, por exemplo.
Essa dieta também pode ser chamada de paleolítica, pois cientistas acreditam que ela nos aproxima da dieta ancestral dos seres humanos antes da origem da agricultura. No Paleolítico, o homem subsistia apenas de caça e coleta. Portanto, comia apenas carnes, alguns vegetais e sementes.
É também científicamente comprovado que os seres humanos estão geneticamente adaptados para as dietas baixas em hidratos de carbono.
O que são hidratos de carbono complexos?
Os hidratos de carbono considerados complexos são aqueles que o corpo leva mais tempo para processar e não costumam causar picos de açúcar no sangue. São basicamente todos os produtos de panificação integrais, batata-doce e alguns cereais.
Em um plano low carb, alguns vegetais, tubérculos e legumes são proibidos ou restringidos por terem excesso de hidratos de carbono. É o caso da batata. Não é que sejam alimentos que façam mal à saúde. O problema é que são hidratos de carbono simples.
Para quem não consegue abrir mão dos hidratos de carbono, os médicos sugerem adotar os hidratos complexos, porque são mais saudáveis e causam menos problemas de saúde. Entre muitos exemplos destacam-se a cenoura, a lentilha e a beterraba.