Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Reuters é uma agência de notícias britânica (Reino Unido) e é considerada a maior agência internacional de notícias do Mundo. Tem filiais em cerca de duzentas cidades espalhadas pelos vários continentes.
À semelhança da Agence France-Presse, a Reuters é uma agência de notícias que tem por objetivo recolher informação, trata-la e difundi-la ao maior número de pessoas, incluindo jornalistas. É, por isso, uma fonte de informação válida para qualquer pessoa ou órgão de comunicação social existente seja em que lugar do mundo for. Trata assuntos como política, economia, assuntos sociais, de saúde, de educação, de cultura, tecnológicos entre outros e tem a sua sede em Londres, a capital do Reino Unido.
A agência de notícias Reuters foi parte da Reuters Group Plc até ao ano de 2008 e mais tarde fundiu-se com o Thomson Group, do Canadá e passou assim a chamar-se Thomson Reuters e a ter a sua sede na cidade britânica de Londres. Localiza-se mais precisamente em Canary Wharf, um complexo de edifícios voltados especialmente para o comércio e que inclui o One Canada Square, 8 Canada Square e o Citigroup Centre que já obtiveram o título de três maiores edifícios do Reino Unido. Neste complexo, além da agência noticiosa da Reuters estão empresas de serviços profissionais, organizações de comunicação social com vários órgãos de comunicação, grandes bancos e grandes empresas como o Barclays, HSBC e The Daily Mirror.
A agência de notícias Reuters foi fundada pelo alemão Paul Julius Reuter que, além de fundador da agência foi também uma das personalidades pioneiras dos serviços telegráficos e cuja vida foi retratada no filme «A Dispatch from Reuter’s»,em 1940. A história da agência conta com uma boa reputação por toda a Europa e pelo mundo inteiro e tem mais de catorze mil funcionários a seu serviço, que operam a partir de mais de duzentas cidades em todos os continentes e que dominam, no total, 19 línguas. Deste modo, a Reuters, à semelhança de outras agências noticiosas, consegue obter textos (artigos, reportagens, notícias, etc.) um pouco de toda a parte e consegue transmitir a informação em variadas línguas.
Por volta de 1990 a Reuters aventurou-se no mundo da rádio através de duas estações radiofónicas da cidade de Londres. As rádios que estiveram envolvidas no projeto foram as rádios London News e a rádio London News Talk, ambas da London Radio. O objetivo da criação deste serviço de rádio da agência de notícias Reuters era concorrer com a Independent Radio News, naquela altura. A agência apresenta-se com princípios de integridade e ética jornalística no entanto já foi alvo de várias críticas; Foi acusada por conservadores americanos de direita, de parcialidade liberal ou de esquerda. Em vários países acusaram a agência de notícias Reuters de ser pró-britânica ou pró americana e esteve envolvida em várias polémicas.
Apesar de ser uma agência de notícias com sede principal origem britânica, em Londres, no Reino Unido, a Reuters tem um sítio na internet (ou site) que possui uma edição dos Estados Unidos da América, outra edição de África, do Brasil, de Espanha, da Índia, da América Latina, da Argentina, do Canadá, da Alemanha, de França, de Itália, do México, do Reino Unido, entre outros países e outras edições. O site da agência está subdividido em várias secções/ separadores temáticos como «principais notícias», «Negócios», «Desporto», «Sociedade», «Saúde» etc. E toda as edições, seja de que países forem, remetem também para as edições de outros países ou línguas. Isto mostra o caracter global de toda a agência e também a aposta na parte online, com um site bastante intuitivo e completo onde podem ser explorados conteúdos de texto, de vídeo, de fotografia, apenas de áudio, gráficos estáticos ou móveis entre outras formas de apresentar a informação. Pelo caracter de rapidez e eficácia a que se propõem as agências de notícias em geral, a Reuters é muitas das vezes citada como fonte de informação de um determinado órgão de comunicação social ou pessoa, esteja ela onde estiver a aceder à informação. À semelhança da Agence France-Presse, que é uma das maiores, mais influentes e mas conceituadas da Europa e do Mundo, a Reuters é também uma das agências mais reconhecidas no meio do jornalismo e da comunicação.