Aquitânia

O que é a Aquitânia: A Aquitânia é uma região histórica do Sudoeste da França que desde 56 a.C., ano em que foi conquistada por Marco Licínio Crasso…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O que é a Aquitânia

A Aquitânia é uma região histórica do Sudoeste da França que desde 56 a.C., ano em que foi conquistada por Marco Licínio Crasso, foi uma importante província do Império Romano. Conquistada pelos Visigodos em 419, foi mais tarde incorporada no reinos dos Francos, depois da vitória de Clóvis na Batalha de Vouillé em 507. Foi na Aquitânia, mais concretamente em Poitiers, que em 732 Carlos Martel deteve os muçulmanos que avançavam para o interior da Europa a partir da Península Ibérica. Em 778, Carlos Magno transforma a Aquitânia num reino vassalo, situação que manteria até 887, ano em que é transformado num ducado. Em 1154 o ducado passa para o domínio da Inglaterra devido ao casamento da duquesa Leonor com Henrique Plantageneta, que viria a ser o rei Henrique II de Inglaterra. Durante a Guerra dos Cem Anos, quase dois séculos mais tarde, a região transforma-se num dos principais focos do conflito entre França e Inglaterra e só regressaria definitivamente à coroa francesa no séc. XV, após a conquista por Carlos VII na Batalha de Castillon em 1435.

A atual região da Aquitânia, cuja capital é Bordéus, ocupa um território muito próximo do território da antiga Aquitânia Romana, tendo como limites o Oceano Atlântico a oeste, os Pirenéus a sul e a norte pelo estuário do Gironda.

584 Visualizações 1 Total
584 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.