Conceito de Seleção Artificial:
Pode ser considerada o oposto de seleção natural, este termo refere-se à seleção de indivíduos com características desejáveis através de cruzamentos planeados. Assim através destes cruzamentos seletivos os criadores de plantas e animais conseguem aumentar a frequência das características desejáveis ou a obtenção de indivíduos consideravelmente diferentes dos seus ancestrais e com as características desejadas ao final de algumas gerações, é possível, então, a obtenção de uma grande diversidade de animais e plantas.
Darwin interveio diretamente em processos de seleção artificial, como criador de pombos, na sua busca por uma explicação para a evolução das espécies, sendo uma das peças-chave do Darwinismo. Darwin comparava a seleção artificial executada pelo ser Humano com a seleção natural feita pela natureza.
Um dos exemplos de seleção artificial é a obtenção de couves-de-bruxelas, repolho, brócolos ou couve-flor todos eles vegetais obtidos a partir da couve selvagem brassica oleracea oleracea ou a galinha obtida deliberadamente para se assemelhar a uma personagem de TV, o Poupas da Rua Sésamo. Outro exemplo da utilização de seleção artificial para obtenção de uma maior frequência das características desejadas, é por exemplo, após uma observação cuidada de uma ninhada os indivíduos que possuem essas características são cruzados entre si produzindo uma nova geração que, se as características forem transmitidas dos progenitores aos seus descendentes, mostrará uma maior frequência dessas características que a geração do ano anterior.