Michel Temer refere-se ao político que hoje ocupa o lugar de presidente do Brasil, após o golpe de Estado de 2016. Depois de ser vice-presidente de Dilma Rousseff, por meio de uma coligação entre o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido dos Trabalhadores (PT), Michel Temer planeou o processo de impeachment de Dilma.
Quem é Michel Temer?
Comumente chamado apenas de Temer, Michel Miguel Elias Temer Lulia nasceu no dia 23 de setembro de 1940, ou seja, completou recentemente 77 anos. Michel Temer é filho de imigrantes libaneses que chegaram ao país cerca de vinte anos antes de seu nascimento. Temer é o mais novo de oito irmãos.
Seus pais o criaram no interior de São Paulo, mas ele veio para a capital do Estado prestar vestibular e estudar Direito na Universidade de São Paulo (USP). Durante seus estudos, Michel Temer participou ativamente das políticas estudantis. Após licenciar-se, em 1963, ele atuou como advogado trabalhista e oficial de gabinete de José Carlos de Ataliba Nogueira.
Chegou a lecionar Direito em duas universidades: na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Faculdade de Direito de Itu (FADITU). Nos anos 1970, finalizou um doutoramento na sua área, com foco em Direito Público, na PUC-SP.
Michel Temer chegou a ser procurador do Estado de São Paulo e procurador-chefe da Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo. Somente em 1981 é que Michel Temer entrou na carreira política, filiando-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Carreira política
Apesar de ter entrado ao PMDB no início dos anos 1980, Michel Temer só conseguiu posicionar-se politicamente em 1995, quando foi escolhido pelo partido para liderar a representação na Câmara. Na década anterior, circulou em diversos cargos, muitas vezes apenas como suplente, sendo o mais importante deles o de secretário de Segurança Pública de São Paulo.
Temer nunca foi governador de Estado, nem conseguiu eleger-se deputado diretamente até então, chegou lá apenas como suplente. Também não chegou a concorrer a outros cargos, como prefeito ou vereador. Em 2001, foi eleito presidente do PMDB, um dos pontos mais altos de sua trajetória.
Durante o segundo mandato do presidente Lula, Temer negociou entre partidos para que o PMDB fizesse parte da base governista, apoiando o Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2009, conseguiu eleger-se deputado e presidente da Câmara. No ano seguinte, fez diversos acordos para ser candidato a vice-presidente de Dilma Rousseff.
Com a vitória da presidenta, ele foi empossado em janeiro de 2011. No primeiro mandato, foi considerado por si próprio e pelo partido como um “vice decorativo.” No segundo, ganhou mais poder ao comandar a articulação política.
Presidência: tomada do poder
Após desentendimentos públicos com o PT, Michel Temer articulou pessoalmente o apoio ao afastamento de Dilma. Participou diretamente da constituição do golpe de Estado que terminou com o impeachment da presidenta, em 31 de agosto de 2016. Desde então, Temer segue sendo o atual presidente do Brasil.
Curiosidades
- O sonho de Michel Temer era ser pianista ou escritor. Mas não tinha notas suficientes para tal e chegou a ficar de recuperação em química e física, no primeiro ano do secundário.
- Seu primeiro diploma de licenciatura foi em Letras, em 1959. Decidiu cursar Direito para seguir os passos dos quatro irmãos mais velhos.
- Michel Temer manteve-se neutro ao golpe de 1964, mas afastou-se de qualquer atividade de movimentos estudantis na época.
- Marcela Temer, esposa de Michel, é 43 anos mais nova que ele. Eles se conheceram quando ela tinha apenas 19 anos, durante uma convenção do PMDB. Marcela foi ao evento para acompanhar seu tio, que era filiado ao partido e funcionário da prefeitura de Paulínia, local da convenção.
- Eles namoraram por alguns meses antes de se casarem, em 26 de julho de 2003. Durante o namoro, Marcela fez uma tatuagem com o nome de Temer na nuca. O facto foi notícia no mundo inteiro.
- Apenas depois de casada, Marcela decidiu estudar e licenciou-se em Direito, com o apoio do marido, em 2009. Apesar disso, ela nunca atuou como advogada nem chegou a prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No mesmo ano, ela deu à luz a Michelzinho, filho do casal.