Samuel Martins Torres Santiago Mira é um rapper e produtor português conhecido por ajudar a crescer o hip-hop nacional.
O artista nasceu a 17 de julho e é proveniente de Marvila, mais concretamente Chelas.
Samuel Mira começou a interessar-se pelo mundo do hip-hop por volta de 1993, apesar de ter lançado o seu primeiro álbum anos mais tarde, em 1999.
“Entre(tanto)”, o primeiro álbum do artista, foi influenciado pelos lançamentos de mixtapes por parte do DJ Bomberjack.
Em 2002, Sam The Kid lançou o seu segundo álbum “Sobre(tudo)” e ainda o álbum de instrumentais “Beats Vol 1: Amor”, a pedido do jornalista Rui Miguel Abreu, a primeira pessoa que lhe passou um MPC (Music Production Controller).
O álbum “Beats Vol 1: Amor” é conceptual e foi desenvolvido a partir da história de amor dos pais do artista, tendo sido gravado em casa com samples de discos, filmes pornográficos, telenovelas e chamadas telefónicas.
Em 2005, o rapper chegou a participar em algumas faixas da banda sonora do conhecido filme português “O Crime do Padre Amaro” e colaborou no álbum “Amália Revisited”, que presta um tributo à fadista portuguesa, Amália Rodrigues.
Recentemente, Sam The Kid tem trabalhado com o MC português, Mundo Segundo, DJ Guze e DJ Cruzfader e desenvolveu um projeto ligado ao hip-hop com o nome de TV Chelas, que tem como principal plataforma de difusão, o YouTube. O projeto pretende publicar músicas inéditas do artista e de outros artistas, videoclips, entrevistas, podcasts, arquivos relacionados com o hip-hop e instrumentais.