Cinemate

Produtora Cinematográfica

cinema

Logo Cinemate

Dados Gerais
Designação Oficial: Cinemate
Tipo de Entidade: Empresa Privada
Atividade Principal: Produção Cinematográfica
Ano de Fundação: 1965
Fundador: Fernando Costa
Localização: Loures
Website Oficial: www.cinemate.pt/PT/home.html

Redes Sociais:

https://www.youtube.com/user/Cinemate1?feature=mhee

 

Identidade Criativa

Para além de ser uma empresa que produz matéria audiovisual, a Cinemate também é conhecida pelo seu equipamento técnico. O equipamento que a Cinemate adquiriu serve para os seus produtos audiovisuais e para alugar a todas as outras produtoras independentes que na sua maioria não tem equipamento suficiente para nenhum tipo de rodagem. Isto permite que exista um retorno do investimento que existiu e também facilita a nível de orçamentos, conseguindo assim investir o dinheiro que seria para o aluguer de material em elenco, equipa técnica especializada ou até mesmo em dobrar o número de projetos que fazem.

A Cinemate é também considerada por muitos uma grande escola para os novos talentos do cinema. Foi lá que começaram muitos técnicos de áudio, imagem e iluminação, onde podem testar o que aprendem devido ao material que tem à disposição e devido aos projetos onde os estagiários podem ser integrados.

A produtora tem uma experiência alargada em longas-metragens, produções de televisão nacionais e em parcerias internacionais o que valeu à produtora um conhecimento vasto no que diz respeito à procura de locais, atores e personagens.

Projetos Audiovisuais

A produtora conta com quatro grandes áreas de atuação. Nas longas metragens podemos assistir aos filmes “7 Pecados Rurais”, “Comboio Noturno para Lisboa”, “A Teia de Gelo”. “O Barão”, “O Último Condenado à Morte”, “A Ilha dos Escravos”, “O Gotejar da Luz”. “A Tempestade da Terra”, “Memórias Póstumas”, “Tebas”, “Julgamento”, “Histórias de Alice” e mais recentemento o filme “O Fim da Inocência” (adaptação do livro de Francisco Salgueiro).

Na categoria de documentário produziu “A vossa Casa”, “Desobediência”, “A Miner´s Tale”, “African Renaissance”, “From the Ashes”, “Sonhar era Fácil”, “Sobreviventes” e “Memórias de um Portugal Futuro”

As curtas-metragens são a terceira categoria, e também a mais pequena, com “Histórias de um Caramelo”, “Erros Meus”, “Kunta” e “Corrente”.

Por último, a categoria de televisão com os projetos “Uma Família Açoreana”, “A Casa é Minha”. “Os Compadres”, “Nico à Noite”, “Sara”, “Sincopado” e por fim “Delta”.

Premiações nacionais e internacionais

Comboio Noturno Para Lisboa

O filme ganhou nos Prémios Sophia 2014 o prémio para Melhor Atriz Coadjuvante (Beatriz Batarda), Melhor Direção de Arte e ainda Melhor Maquiagem.

7 Pecados Rurais

O projeto nos Prémios Áquila de 2014 (1º edição) consegue arrecadar quarto dos seis prémios. As categorias em que venceu foram a de Melhor Filme, Melhor Realizador (Nicolau Breyner), Melhor Ator Principal (João Paulo Rodrigues) e, por fim, Melhor Atriz Principal (Melânia Gomes).

O Barão

O filme mais premiado da produtora conseguiu arrecadar no Indie Lisboa 2011 o Prémio AIP de Melhor Imagem para Longa-Metragem Portuguesa (Menção Honrosa para Luís Branquinho).

No festival Caminhos do Cinema Português 2011 conseguiu Melhor Argumento Adaptado (Luísa Costa Gomes e Edgar Pêra), Melhor Fotagrafia (Luís Branquinho), Melhor Caracterização (Luís Branquinho) e ainda Melhor Montagem (Tiago Antunes).

Na gala dos Globos de Ouro 2012 venceu o prémio de Melhor Ator Nuno Melo pela sua interpretação no filme.

Nos Prémio Autores 2012, o ator principal volta a ganhar o título de Melhor Ator.

Por fim, nos Prémios CinEuphoria 2012, competição onde conseguiu mais prémios, o projeto conquistou os títulos de Melhor Filme (Edgar Pêra e Ana Costa), Melhor Actor (Marcos Barbosa e Nuno Melo), Melhor Realizador (Edgar Pêra), Melhor Fotografia (Luís Branquinho), Melhor Guarda-Roupa (Susana Abreu), Melhor Montagem (João Gomes e Tiago Antunes), Melhor Trailer e ainda TOP 10.

Memórias Póstumas

O Festival de Gramado congratulou o filme com o título de Melhor Filme (escolhido pelo júri), Melhor Filme (escolhido pela crítica), Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante (Sônia Braga).

Ganhou ainda o Grande Prêmio BR de Cinema nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.

 

991 Visualizações 1 Total

References:

Fonte: www.cinemate.pt/PT/home.html

991 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.