Para compreender o conceito de lógica hiperdialética é preciso ter em mente de o conceito de lógica provém da palavra lógos. Esta pode ser compreendida como razão que se expressa a partir de diversas bases linguísticas. Sua origem pode ser encontrada no pensamento de Parmênides e seu princípio de identidade, a partir da afirmação: Ser é, ou ainda, A=A: lógica da identidade. No entanto, a lógica pode ser expressa como lógica dialética. Esta fundada a partir do pensamento socrático/platônico tem por objetivo dar conta do problema do uno e do múltiplo, ou melhor, busca expressar linguisticamente a relação entre o princípio de identidade e diferença. Por fim, Aristóteles, discípulo de Platão, funda a lógica formal considerada a lógica do terceiro excluído ou da não-contradição. Mas existe algo implícito, oculto, que precisa vir à luz e ser desvelado. Se a lógica da identidade não reconhece o que é o diferente, a lógica dialética procura dar conta da diferença, não a excluindo, mas a submetendo, subsumindo a multiplicidade, diferença, no todo ou no uno. Por fim, a lógica formal reconhece a diferença, denominada de contradição, mas a exclui, elimina de sua gramática. Sendo assim, é preciso reconhecer a existência, segundo Luiz Sérgio Coelho Sampaio, do princípio da diferença ou lógica da diferença. Diante do exposto, a realidade possuiria quatro lógicas que se inter-relacionam entre si, formando uma lógica superior, denominada hiperdialética, são elas: a) lógica da identidade; b) lógica da diferença; c) lógica formal; d) lógica dialética. No entanto, elas não se relacionam livremente. Pode haver repulsa ou atração entre as mesmas. A atração entre uma e outra sempre se dará com relação à diferença, produzindo, conforme Luiz Sérgio Coelho Sampaio, a lógica hiperdialética, que é a síntese perfeita entre a lógica dialética com o principio lógico da diferença, ou ainda, a lógica da identidade com a lógica formal ou da dupla diferença. Esta lógica funda uma Filosofia da Cultura que se expressa em uma Antropologia Filosófica que serve de referência para todos os ramos do conhecimento.