Tipos de Comunicação

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O termo comunicação subdivide-se em duas vertentes principais: a comunicação verbal e a comunicação não-verbal.

 

– Comunicação Verbal

A comunicação verbal é composta pela palavra e apresenta-se sob a forma de escrita ou fala. É a forma mais usada para comunicar nas relações interpessoais e a sua eficácia depende sempre da clareza da mensagem passada e do grau de entendimento entre os envolvidos na troca de informação: o emissor e o recetor. Para que a mensagem, quer seja escrita ou falada, seja eficaz é necessário que o recetor compreenda o que ouve ou o que lê e para tal é necessário que esteja no mesmo patamar de conhecimento que o emissor. Quando a mensagem não é compreendida na totalidade significa que existiu ruído na sua transmissão, ou seja, que o emissor e o recetor não estavam comunicar no mesmo código, idioma ou no mesmo grau de conhecimento sobre a informação em questão.

  • Comunicação Escrita

A comunicação escrita é o tipo de comunicação em que a mensagem e informação que se pretende transmitir é emitida sob a forma de cartas, emails, livros, jornais, revistas, bilhetes, telegramas, cartazes, etc.

Dentro de uma grande empresa a comunicação escrita é uma ferramenta essencial para o seu funcionamento pois através da comunicação escrita – email por exemplo – é possível uma empresa emitir avisos quer internamente entre funcionários quer externamente para os seus clientes; Documentar informações sobre negócios e fazer uso desse arquivo para uso próprio; Requisitar serviços a nível interno, entre funcionários, departamentos ou secções da empresa e rentabilizar tempo e recursos. Este meio de comunicação é muito útil no caso de haver necessidade de requerer algo com urgência, por exemplo.

De uma forma geral a comunicação escrita é o tipo e comunicação mais utilizada para transmitir uma informação, informar um maior número de pessoas, obter uma informação de alguém relevante sem a pessoa se comprometer verbalmente, transmitir uma informação que requeira atenção por parte do recetor que, ao ler vai fixar mais facilmente a ideia do que se estivesse apenas a ouvi-la e fazer passar procedimentos rotineiros ou habituais como por exemplo ao enviar uma carta com uma fatura de eletricidade para a morada do cliente.

  • Comunicação Oral

A comunicação oral é o tipo de comunicação em que a mensagem e informação que se pretende transmitir é falada como por exemplo em rádio ou televisão (no caso da televisão são associadas imagens à linguagem oral) ou no contacto pessoal do dia-a-dia nas relações interpessoais.

As mais-valias da comunicação oral são no caso de se querer transmitir um assunto privado – a pessoa não se compromete de forma escrita; No caso da resolução de conflitos ou para repreender alguém – a mensagem surte mais efeito de forma pessoal do que e forma escrita pois aliada à palavra existem expressões faciais, postura, olhares etc. (ver mais à frente na comunicação não-verbal); Comunicar uma ordem ou uma mudança e comunicar algo que não deve tornar-se precedente.

A comunicação oral subdivide-se em comunicação interpessoal – em que a base dos processos comunicativos são relações interpessoais onde a idade, o sexo, o estado civil, a nacionalidade etc. influenciam o teor da comunicação. Comunicação grupal em que existem três ou mais membros na transmissão da informação sendo que a mais-valia deste tipo de comunicação é que, no caso de conflito entre dois membros, o terceiro elemento seja o que influencia os outros dois por forma a resolverem o conflito. Neste tipo de comunicação existe uma hierarquia grupal em que os elementos da comunicação podem alterar as suas opiniões consoante a pressão exercida pelo grupo e assim alterar o teor da comunicação. Comunicação organizacional, que ocorre dentro de uma empresa, a comunicação pública que é um tipo de comunicação mais pensado e condicionado, a comunicação de massas e a comunicação intercultural.

– Comunicação Não-Verbal

A comunicação não-verbal é o tipo de comunicação em que se usam sinais como olhares, gestos, postura e mímica. Estes fatores contribuem para que a mensagem seja transmitida de forma eficaz durante a comunicação oral e variam de pessoa para pessoa pelo que o recetor terá que descodificar as ações e reações do emissor consoante o contexto e o assunto que está a ser transmitido.

3498 Visualizações 1 Total
3498 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.