Apresentação do Território do Yukon
O Território do Yukon é uma vasta região do Canadá, com cerca de 483.450 km2, localizada no extremo noroeste do país, junto à fronteira com o Alasca. Caracteriza-se pelos seus inúmeros lagos, planaltos e cordilheiras e pelas frondosas florestas de coníferas. É neste território que se localiza a montanha mais alta do Canadá – o monte Logan com 5.951 metros de altitude.
O Yukon é uma região de grande beleza paisagística com montanhas de grande altitude (é neste território que se localiza a montanha mais alta do Canadá – o monte Logan com 5.951 metros de altitude) e vales abruptos onde correm rios de grande caudal. Para proteger a fauna e a flora foram criados diversos parques e reservas ambientais, nomeadamente o parque e reserva nacional Kluane, o Parque nacional Ivvavik e o Parque nacional Vuntut.
A descoberta de ouro na região em 1896 num afluente do rio Klondike esteve na origem do desenvolvimento de Dawson, pequena cidade conhecida como Dawson City. Atualmente exploram-se minas de ouro, prata, chumbo e outros metais. Uma referência também para a produção hidroelétrica, para a indústria florestal e para o turismo, atividades em franco crescimento.