James Heckman ( 1944- )
James Heckman nasceu em Chicago. Estudou economia na Universidade de Princeton, onde obteve seu doutoramento em 1971. Lecionou em universidades em Nova York, Columbia, Yale e Chicago. Ele também trabalhou como investigador para o National Bureau of Economic Research eo National Opinion Research Center.
James Heckman foi agraciado com o Prémio Nobel de Economia em 2000, partilhado com Daniel L. McFadden, para desenvolver algumas teorias e métodos de análise de dados estatísticos que são atualmente utilizadas amplamente para estudar o comportamento individual em economia e outras ciências sociais.
Estes métodos são desenvolvidos para a manipulação de amostras selectivos de uma forma estatisticamente satisfatória para avaliar o efeito dos programas do mercado de trabalho públicos e programas educacionais, e para estimar o efeito do comprimento do desemprego sobre a probabilidade de conseguir um emprego.
Percurso de Vida
Nasceu no bairro de Chicago, IL de Hyde Park, em abril de 1944. Apesar de ter nascido perto da Universidade de Chicago, a sua família não estava conectado com ele. Frequentou antes a faculdade Colorado em Colorado Springs, Colorado em um generoso Fellowship Foundation Boettcherm onde se formou em matemática. Também frequentou uma grande variedade de cursos livre ligados às artes e um curso sobre desenvolvimento económico, tendo, por isso, começado a ler os clássicos como Adam Smith, David Ricardo, Arthur Lewis e ainda um curso de Fundamentos da Análise Económica com Samuelson.
James Heckman casou com Lynne Pettler em 1979. Ela tem compartilhado seu conhecimento de sociologia, e levantou os nossos dois filhos capazes Jonathan, um matemático aspirante nascido em 1982, e Alma, uma aspirante a atriz nasceu em 1986.
Principais áreas de trabalho
James Heckman, após a faculdade, participou brevemente na Universidade de Chicago em economia. Conheceu Milton Friedman e Harry Johnson. Foi depois transferido para Princeton, em grande parte por causa de Arthur Lewis e seu trabalho no desenvolvimento económico. Não se decepcionou, mas os seus interesses em desenvolvimento diminuíram, no entanto, estava cada vez mais atraídos para o estudo da economia e econometria.
James Heckman foi então para a universidade de Princeton onde trabalhou em economia e econometria. Os projetos que lá desenvolveu foram fonte de estímulo para o meu desenvolvimento intelectual. Além disso, era fascinado pelo trabalho pioneiro de Richard Quandt na estimativa demanda de viagens – um campo para comer que mais tarde chamado de “teoria discreta escolha” – e, em particular, o problema do uso de econometria para estimar a demanda por novos produtos. O grupo econometria era jovem e interativo e eram encorajados a aplicação da teoria económica e métodos econométricos para resolver problemas de política. Fui recrutado pela Universidade de Chicago em 1973. Esteve lá desde então, exceto por uma licença ocasional e um compromisso de dois anos em Yale, 1988-1990. Chicago é um lugar excitante que se renova.
O sistema oficina incentiva leitura atenta e discussões francas de papéis e ideias. Quando eu cheguei, Milton Friedman o mais proeminente economista do grupo que tomava posição nas discussões abertas praticamente sobre qualquer assunto.
Desde 1991, a Fundação American Bar tem apoiado o seu trabalho sobre o impacto da lei sobre a economia. Os seus colegas não lhe deram uma nova visão sobre Direito e Ciências Sociais. É especialmente grato a Bryant Garth, o diretor, por o apoiar longo dos anos e ao Presente National Science Foundation, em particular Daniel Newlon, para apoio a longo prazo para a sua pesquisa e ainda aos Institutos Nacionais de Saúde, e em particular V. Jeffrey Evans, para a continuação do apoio a longo prazo da sua pesquisa.
References:
Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.