Genética Quantitativa

Conceito de Genética Quantitativa

O termo Genética Quantitativa diz respeito ao ramo da Genética que estuda a variação de uma determinada caraterística quantitativa, numa dada população.

Caraterística Quantitativa

Existem dois tipos de caraterísticas nas populações naturais, aquelas que tem uma distribuição continua e aquelas que se distribuem por classes; sendo as mais comuns as caraterísticas com distribuição contínua. Ou seja, as caraterísticas mais comuns numa população natural são quantitativas, tais como a altura ou o peso.

Uma vez que as leis descritas pelo Mendel são de difícil aplicação às caraterísticas quantitativas, surgiu a necessidade de serem utilizadas outro tipo de medidas. Posto isto, as caraterísticas quantitativas são avaliadas recorrendo a ferramentas estatísticas. As ferramentas estatísticas mais utilizadas são:

  • tendência central: moda, distribuição normal ou bimodal, média e frequência relativa;
  • dispersão: variância e desvio padrão;
  • medidas de relação: covariância, coeficiente de correlação e regressão.

A variação das caraterísticas quantitativas pode dever-se à alteração num único locus do gene ou em vários locus que influenciam a expressão do mesmo fenótipo.

Objetivos da Genética Quantitativa

A grande questão que envolve as caraterísticas quantitativas é saber se a sua variação é, ou não, influenciada pelos genes. Sendo assim, o grande objetivo da Genética Quantitativa é avaliar até que ponto os genes e o ambiente interagem entre si para influenciar a distribuição de uma caraterística quantitativa numa dada população. Se esta população for grande o suficiente, conclusões podem ser extrapoladas para qualquer outra população.

1580 Visualizações 1 Total

References:

Alberts B., Johnson A., Lewis J., Raff M., Keith R., Walter P. (2007). Molecular Biology of the Cell (5th edition). Garland Science, New York.

Griffiths A.J.F., Miller J.H., Lewontin R.C., Gelbart W.M. (1999). Modern Genetic Analysis (2nd edition). W. H. Freeman, New York.

Griffiths A.J.F., Wessler S.R., Lewontin R.C., Gelbart W.M., Suzuki D.T., Miller J.H. (2004). An Introduction to Genetic Analysis (8th edition). W. H. Freeman, New York.

1580 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.