Gépidas

Os Gépidas foram um dos vários povos germânicos a invadir o Império Romano e fundar um reino.

Contextualização dos Gépidas:

Os Gépidas foram uma das diversas tribos germânicas a fundar um reino, após a queda do Império Romano do Ocidente em 476. Assim como a generalidade das tribos ditas bárbaras pelos romanos, não possuíam um registo concreto sobre a sua História ancestral. Os primeiros registos sobre este povo remontam a meados do século três após o nascimento de Cristo.

Esta falta de informação historiográfica, anterior ao contacto com os romanos, dificulta o conhecimento sobre a origem, raízes e processo migratório deste povo. Os primeiros registos sobre os Gépidas são relativas á invasão conjunta da Província Romana da Dácia, com os Godos.

A migração e invasão da Europa por parte dos Hunos no século IV levaram, à derrota militar e subjugação dos Gépidas à autoridade huna. A morte do grande líder Huno no século V, Átila, originou uma desfragmentação do Império Huno, bem aproveitada pelos Gépidas para libertar-se da opressão huna e vincar o seu domínio e reivindicação sobre a Dácia, inclusivamente conseguiram expandir-se até partes da Panónia. Os Gépidas foram dos maiores responsáveis pela derrota do outrora poderoso Império Huno.

Pouco mais de um século volvido, aliam-se com os Bizantinos contra o crescente poder Lombardo. Em 565 d.C. derrotam militarmente o soberano Lombardo Alboíno, mas esta jogada política mostrou ser devastadora. O Rei Lombardo acordou com os Ávaros, povo localizado a leste do reino gépida, uma aliança militar para a destruição do reino. Segundo este acordo, em troca do auxílio militar Ávaro, estes podiam ficar com as concessões territoriais do Reino Gépida na Panónia.

O Reino Gépida foi invadido em 567 em duas frentes, a noroeste pelos Lombardos e a nordeste pelos Ávaros. Mediante a magnitude da invasão, os Gépidas pouco ou nada podiam fazer, principalmente com a incapacidade ou falta de vontade do aliado bizantino em intervir. Cunimundo, último soberano gépida foi morto em batalha por Alboíno, colocando um ponto final nos Gépidas enquanto entidade governativa independente. Ao longo dos séculos a população gépida foi assimilada, dando origem a novos povos, identidades, estados e nações.

870 Visualizações 1 Total

References:

BALARD, Michel (et alii); A Idade Média no Ocidente: dos Bárbaros ao Renascimento, D.Quixote, 1994

McKITTERICK, Rosamond; The Early Middle Ages. Short Oxford History of Europe, Oxford University Press, 2006.

870 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.