Garota de Ipanema

Apresentação e história da canção de bossa nova «Garota de Ipanema», de António Carlos Jobim e Vinicius de Morais.

Apresentação

«Garota de Ipanema» é uma das mais conhecidas canções brasileiras de bossa nova. Foi escrita em 1962 por António Carlos Jobim (música) e Vinicius de Moraes (letra).

A primeira gravação comercial da canção aconteceu em 1962, com a voz de Pery Ribeiro. Dois anos depois, em 1964, Garota de Ipanema tornou-se num sucesso internacional, depois de ser lançada no álbum «Getz/Gilberto», interpretada por Astrud Gilberto, em conjunto com João Gilberto e Stan Getz, e com a participação de Tom Jobim no piano. A letra em inglês foi escrita por Norman Gimbel.

«Garota do Ipanema» foi cantada por vários artistas, entre os quais, Frank Sinatra, Cher, Mariza, Madonna, Sepultura e Amy Winehouse. Quando cantada por artistas femininas, o título da canção é, por vezes, alterado para “The Boy From Ipanema”. Exemplos são as interpretações de Peggy Lee, Ella Fitzgerald, The Supremes ou Shirley Bassey.

História da «Garota de Ipanema»

Originalmente, a canção foi escrita para a comédia musical «Dirigível», um trabalho em progresso de Vinicius de Morais, com o título “Menina que Passa”. Jobim compôs a melodia na sua casa na Rua Barão da Torre, no Ipanema, e Moraes escreveu a letra em Petrópolis, perto do Rio de Janeiro.

Nem Moraes nem Jobim gostaram da primeira versão da letra, “Menina que Passa”, pelo que a versão definitiva foi reescrita por Vinicius, inspirando-se, de facto, numa rapariga: a então adolescente Heloísa Eneida Menezes Pais Pinto, conhecida hoje em dia como Helô Pinheiro (modelo, apresentadora e empresária).

No Inverno de 1962, os compositores viam a adolescente passar pelo Bar Veloso, onde se costumavam encontrar, não só em direcção à praia (“É ela, menina / Que vem e que passa / Num doce balanço / A caminho do mar”), como para todo o lado. Heloísa, que habitava na Rua Montenegro, no Ipanema, não soube, de imediato, que foi inspiração para a canção. Tal só veio a acontecer dois anos e meio depois, quando Vinicius de Morais colocou um ponto final no mistério.

632 Visualizações 1 Total
632 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.