Contextualização do Canato da Horda Dourada:
O Canato de Horda Dourada também conhecido como Horda de Ouro, foi resultado da fragmentação do Império Mongol em quatro instituições governativas (Chagatai, Horda Dourada, Ilcanato e a Dinastia de Yuan). O Canato era um tipo de administração territorial característica da cultura turco-mongol, originária das estepes da Ásia Central.
A origem do nome Canato da Horda Dourada/Ouro não é perfeitamente conhecida pela historiografia. Segundo a interpretação mais recorrente, terá tido a sua génese na denominação mongol dos pontos cardeais. A cor amarela/ouro representava a posição central. Outra corrente historiográfica defende a origem do nome em Batu Khan, fundador do Canato, que teria alegadamente edificado uma imponente tenda dourada junto ao rio Volga, marcando o local da futura capital do Canato.
Na tradição mongol era comum após a morte de um líder tribal, os seus domínios serem divididos pelos diversos filhos. Esta forma de transição de poder estendeu-se ao Império Mongol.
Em 1227 após a morte do Grande Khan, Genghis, o Império Mongol é dividido administrativamente pelos quatro filhos. Inicialmente o Império manteve a coesão territorial, continuou a politica de expansão, anexando territórios como a Rússia na época dividida em diversos principados.
Mas rapidamente emergiram conflitos militares e diplomáticos entre as zonas atribuídas a cada um dos filhos de Genghis. Estas tensões iniciais não levaram à imediata fragmentação do Império, esta surgiria apenas em 1264 graças ao conflito de Kublai Khan com Ariq Boke, netos do Grande Khan. Embora com ampla autonomia anteriormente, é formalmente reconhecida a independência da Horda Dourada e dos restantes três Canatos nesse ano.
O Canato da Horda Dourada situava-se no que corresponde actualmente ao Cazaquistão e estepes Russos. O Canato era gerido por um Khan eleito entre os diversos descendentes do anterior governante.
A fixação populacional dos mongóis em torno do Volga levou ao abandono do seu estilo de vida nómada e sedentarização da população. O Khan controlava tanto a administração do Canato como do exército. No governo do Canato da Horda Dourada faziam também parte os vizires, equiparados aos ministros actuais, e o primeiro-ministro.
Em termos religiosos o Canato teve dois momentos. O primeiro associado à religião pagã oriunda nas estepes da Ásia Central, o segundo de conversão ao islamismo com o Khan, Uzbek, na primeira metade do século XIV. De um modo geral os diversos governantes deste Canato demonstraram tolerância religiosa.
Não era exercido um controlo efectivo sobre os territórios russos conquistados. Os diversos principados russos pagavam um tributo anual, caso falhassem esse pagamento incorriam no risco de invasão e pilhagem.
A partir de meados do século XIV, o Canto da Horda Dourada começa o seu lento processo de declínio que duraria mais dois séculos. A Peste Negra, conflito com russos e Canato de Chagatai, governado na época por Tamerlão, levaram à desfragmentação da Horda Dourada em pequenos Canatos. Essencialmente estas perdas territoriais foram contra os russos e numa escala menor contra o Império Otomano.
O último destes pequenos Canatos descendentes da Horda Dourada subsistiu até o final do século XVI, ano em que o Império Russo conquistou o Canato da Sibéria.
References:
ÁLVAREZ PALENZUELA, Vicente (Coord.); Historia Universal de la Edad Media, Ariel, 2002