Conceito de Curva de Experiência
Uma Curva de Experiência compreende a relação entre o custo unitário de um produto ou serviço e sua produção acumulada. Assim, a repetição de uma tarefa conduz ao aumento das competências ou habilidades para a fazer, com isso a produtividade aumenta e o custo unitário diminui.
Esta curva mostra que a experiência aumenta a eficiência, reduzindo assim os custos de produção e o preço do produto.
A vantagem do first mover também pode ser importante uma vez que ao ser pioneira, a empresa adquire experiência primeiramente que os restantes intervenientes.
A curva da experiência pode ser explicativa para variações na posição e quota de mercado, mudanças no ciclo de vida dos produtos e evolução dos custos dos produtos.
No entanto, existem algumas limitações da estratégia baseada na Curva da Experiência como por exemplo a concorrência optar por estratégias similares ou copiar métodos de fabrico que permitam atingir custos de produção mais baixos; o avanço da tecnologia constante levar a vantagens para quem entra mais tarde no mercado.
Segundo GHEMAWAT, P. (2000) A estratégia e o cenário dos negócios: texto e casos. Porto Alegre: Bookman “o efeito da curva de aprendizagem foi adaptado para empresas: a experiência aumenta a eficiência da empresa e reduz os custos de produção e o preço do produto.”