Mobile Game

Mobile Game é a expressão mais usada para definir jogos que são criados para as plataformas móveis de comunicação.

Boy in brown sweater playing hand held video game, studio shot

Mobile Game (ou em português “jogo para telemóvel”) é a expressão mais usada para definir jogos que são criados tendo em mente as plataformas móveis de comunicação. Sendo atualmente um dos mais bem sucedidos e concorridos mercados de produção de aplicações e jogos, através dos portais de empresas como a Google Play Store ou a App Store da Apple. Os utilizadores usam as suas contas de acesso e podem descarregar ou comprar conteúdo através da internet.

O entretenimento e as telecomunicações

Um dos títulos mais populares entre os utilizadores de telemóveis foi lançado em 1997 pela Nokia. O jogo chamado Snake estava pré instalado em diversos modelos de telemovel comercializados pela Nokia e rapidamente se tornou um dos títulos mais jogadores no mundo. O jogador controlava uma cobra, com as teclas numéricas do telemovel, e tinha de apanhar bolas para ganhar pontos. A cada bola comida a cobra aumentava de tamanho e o jogador tinha de evitar bater contra as paredes da arena ou contra a própria cobra. Modelos como o Nokia 6110 foram dos primeiros a introduzir o modo multijogador em jogos através da tecnologia de infra vermelhos.

Os avanços tecnológicos no desenvolvimento das telecomunicações foram muito rápidos e consequentemente levaram a uma queda nos custos de produção e a uma busca constante por melhores produtos. Assim os telemóveis ganharam novas funções e gradualmente deixaram de cumprir somente a sua função de comunicação móvel.

Tomando partido dos melhoramentos exponenciais em resolução de imagem nos ecrãs, poder de processamento e armazenamento, melhores interfaces e também mais intuitivas, ligação à internet e sistemas operativos distintos o mercado móvel ganhou uma série de novos interesses e consumidores.

Os primeiros jogos para telemóvel eram pré instalados no sistema e limitados ás capacidades do modelo. Com a chegada do comércio online e as transferências de conteúdo digital começaram as primeiras vendas online de jogos para telemóvel, assim como imagens de fundo e tons de toque licenciados.

Com a chegada de novos componentes como as câmaras de fotografar e os controlos de ecrã sensíveis ao toque surgiram também novos jogos que aproveitavam as diferentes capacidades dos modelos. A Panasonic foi das primeiras a criar um jogo que fazia uso da câmara, no caso um simulador virtual em que o jogador alimentava a sua criatura tirando fotografias a comida. O Japão foi um dos países onde o costume de jogar no telemovel ganhou forma mais cedo que no resto do mundo e rapidamente o mercado se expandiu para uma alargada oferta de géneros desde jogos de puzzle, RPG e clássicos das máquinas arcade. A Nokia criou um modelo que juntava o esquema clássico de consola portátil e de telemóvel, chamado N-Gage. A plataforma não conquistou muito sucesso devido ao design e fraco suporte de investimento.

appstore

Abertura das lojas digitais

Com o lançamento da App Store em 2008 o mercado teve um crescimento muito rápido e surgiram imensas empresas, estúdios e particulares a desenvolverem conteúdo para a loja digital tanto videojogos como aplicações práticas. Sendo uma loja que pertence à Apple apenas está disponível para periféricos da marca e levou a que a industria reagisse nascendo assim outras lojas como a Google Play Store. Vários jogos de sucesso viram a luz do dia no mercado mobile como o Angry Birds, Flight Control, Doodle Jump e Candy Crush com mecânicas simples que introduziram muitos consumidores aos videojogos e despertaram o investimento das produtoras.

Comercialmente os jogos mobile usam um sistema de micro-transações. Alguns jogos e aplicações podem ser adquiridas com um pagamento único, mas a maioria oferece uma parte do software de forma gratuita e depois o utilizador pode comprar conteúdo extra ou pagar uma subscrição para desbloquear novas funcionalidades. Outro modelo de negócio é disponibilizar o jogo totalmente gratuito, mas com publicidade intrusiva durante as sessões de jogo. O utilizador não paga diretamente e os ganhos da produtora são conseguidos através da publicidade em alguns casos é possível pagar para bloquear os anúncios publicitários.

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