Conceito de Língua Franca:
A Língua Franca é adoptada internacionalmente, para facilitar a comunicação entre povos, organismos e instituições. Actualmente a Língua Franca mais utilizada é o inglês. A utilização de uma Língua paralela, à nacional, nasceu da necessidade de comunicação, sempre e cada vez mais fundamental para o mundo em que vivemos.
A importância para uma correcta comunicação entre povos, é um problema recorrente desde os primórdios da civilização humana, a descrição bíblica sobre a Torre de Babel, é bem elucidativa da importância que um sistema de comunicação tem. Várias razões justificam a existência de uma Língua Franca, as trocas comerciais, os acordos diplomáticos, trocas de informação e ideias, educação, cultura e até mesmo em termos religiosas.
Por exemplo, na Época Medieval o latim era utilizado como Língua franca, mas a esmagadora maioria da população não compreendia. Numa sociedade extremamente religiosa, as missas eram celebradas em latim, o que impossibilitava a compreensão pelos ouvintes, assim o Clero assumia um papel preponderante na época, como única classe que dominava a Língua Franca e consequentemente controlava a informação e retórica.
A Língua Franca não é exclusividade da oralidade, actualmente a linguagem gestual, o código binário e Morse são outros exemplos de linguagem universal, e que não são necessariamente verbalizados.
A Língua Franca muitas vezes está associada com a prevalência de determinada civilização, na época Clássica coexistiam duas línguas, latim e grego. A hegemonia romana na Europa levou a que o latim fosse implementado na Europa Ocidental, mantendo-se inclusivamente durante toda a Época Medieval, a Oriente o grego detinha a prevalência.
Com a Era dos Descobrimentos, e expansão ultramarina portuguesa nos séculos XV e XVI, o Reino de Portugal ganhou predominância, tornando o português a Língua Franca de comunicação em África, Ásia e em boa parte do Mediterrâneo.
Mediante à ascensão da França no contexto político internacional, o francês passou a ser a Língua Franca na Época Moderna, ainda actualmente é uma das línguas utilizadas pelas mais diversas instituições internacionais.
A rápida expansão do Islão a partir do século VII, tornou igualmente o árabe umas das línguas utilizadas por nativos de diferentes idiomas, para comunicaram entre si. A queda da União Soviética manteve, o russo como Língua de comunicação entre os diversos estados que tornaram-se independentes, após a queda da URSS.
O inglês começou a ganhar importância internacionalmente com a consolidação do Império Britânico, e essencialmente com ascensão dos Estados Unidos da América como a maior potência do planeta, demonstrando uma vez mais, que a língua Franca está associada com a hegemonia de determinada cultura relativamente às outras. Actualmente é a língua mais utilizada para comunicação entre idiomas distintos, quer na política, economia ou simplesmente em viagens de lazer (turismo).