Conceito de pulsação
O termo pulsação, também designado tempo na terminologia musical, designa uma marcação regular, inerente a qualquer composição musical. Os tempos agrupam-se em conjuntos regulares, indicados na nossa notação através de barras de compasso traçadas a intervalos irregulares, dividindo deste modo a música em compassos.
A pulsação pode não ser ouvida (nem deve, na grande maioria dos casos) mas é sempre sentida: o ouvido humano requer a presença perceptível de uma unidade de tempo. Este efeito encontra-se, inclusivamente, no ritmo livre do canto gregoriano ou do recitativo, quando nem sequer existia o agrupamento por compassos. Neste sentido, a pulsação não tem qualquer ligação ao som em si. É por este motivo que uma pausa na partitura também possui sensação e valor de duração de tempo e é, por isso, considerada um tempo ou parte da unidade de tempo.
O tempo pode ser facilmente percepcionado com o auxílio de um metrónomo, um aparelho electrónico que faz soar um número ajustável de tempos por minuto.
References:
Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.