Fundação: 1929.
Cidade/país: Salónica, Grécia.
Estádio: Toumba Stadium
Cor equipamento principal: Preto e Branco.
Principais rivais: Aris de Salónica, AEK Atenas, Panathinaikos e Olympiacos.
Epíteto: As Águias de Duas Cabeças.
História:
A fundação do Panthessalonikeios Athlitikos Omilos Konstantinoupoliton mais conhecido como PAOK, assemelha-se com a criação do AEK de Atenas. O Hermes Sports Club havia sido fundado pela comunidade grega sediada na Capital do Império Otomano, Constantinopla actual Istambul em 1877, as transformações políticas após a queda do Império no final da Primeira Guerra Mundial e guerra greco-turca que seguiu-se-lhe, provocaram o êxodo grego dos territórios turcos e turcos dos gregos. O PAOK nasceu a partir de cidadãos gregos de Constantinopla que refugiaram-se na segunda cidade grega, Salónica, alguns destes cidadãos praticavam desporto no Hermes e decidiram formar uma equipa representativa da comunidade grega de Constantinopla em Salónica corria o ano de 1926.
O grande rival do PAOK é o Aris de Salónica, o outro clube da cidade, mas na época de fundação da equipa existia outra rivalidade, o AEK Thessaloniki, outro clube representativo da comunidade grega de Constantinopla em Salónica. Mas esta rivalidade duraria pouco tempo, em 1929 o AEK é absorvido pelo PAOK dando origem ao símbolo do clube, uma águia de duas cabeças representativa dos dois clubes, o legado de Constantinopla e da população grega refugiada.
Ao nível desportivo o PAOK começou a disputar campeonatos regionais que davam acesso a uma decisão a nível nacional do título de campeão grego com os melhores classificados de cada região. Nesta fase o grande rival Aris era mais bem-sucedido, conquistando inclusivamente o campeonato nacional, mas o PAOK foi capaz de conquistar diversos troféus regionais.
A grande era de sucesso do clube viria na década de setenta, com a conquista do primeiro troféu de relevo, a Taça da Grécia em 1972 e novamente em 1974. Mas o ponto alto desta década seria a conquista do campeonato grego em 1976, título revalidado nove anos depois. A viragem para o século XXI traria a vitória nas taças de 2001 e 2003.
A nível europeu já participou nas diversas competições organizadas pela UEFA, embora nunca tenha conseguido uma campanha relevante, por ventura a melhor prestação foi na Taça dos Campeões Europeus de 1973-74 onde o PAOK foi eliminado pelo AC Milan, Assim como os restantes adeptos gregos, os apoiantes do clube são conhecidos pelo seu fervor.
Títulos:
- Campeão grego por duas vezes: 1976 e 1985.
- Vencedor Taça de Grécia por quatro vezes: 1972, 1974, 2001 e 2003.
References:
http://www.soccerwiki.org/squad.php?clubid=491
http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=1116