O que é a Acupunctura
O termo Acupunctura (do latim acus – agulha + punctura – colocação) designa um ramo da medicina tradicional chinesa que utiliza a capacidade natural do corpo de retornar à normalidade. Os efeitos terapêuticos da Acupunctura são obtidos quando, através da inserção de agulhas sólidas e extremamente finas nos tecidos (normalmente a pele e os músculos), o terapeuta consegue modular o funcionamento do Sistema Nervoso, do Sistema Endócrino, do Sistema Imunitário e das glândulas exócrinas.
O estudo dos mecanismos de ação da Acupunctura tem sido investigado desde a segunda metade do séc. XX, sendo actualmente aceite que a Acupunctura exerce os seus efeitos através da estimulação de terminações nervosas nos tecidos puncturados. Esta estimulação local origina a libertação de substâncias que têm como efeito final o aumento da circulação local, com melhoria da oxigenação e da condução de nutrientes aos tecidos. A este nível de actuação local há também estimulação da actividade do Sistema Imunitário.
Sabe-se actualmente que a Acupunctura tem efeitos profundos a todos os níveis do sistema nervoso, desde os nervos periféricos, espinhal medula e cérebro, nomeadamente a nível do sistema límbico (áreas do cérebro relacionadas com as emoções), do hipotálamo e da hipófise, bem como do córtex cerebral. Foi também bem estabelecida a actuação a nível de um conjunto de áreas do Sistema Nervoso Central, que quando activadas, inibem/ influenciam, a transmissão da dor desde a medula espinhal para o cérebro.