A CONMEBOL, Confederação Sul-Americana de Futebol, é o organismo responsável pela regulação e organização de competições de futebol na América do Sul, e uma das seis confederações afiliadas da FIFA. Outras modalidades como o futebol de praia e futsal, também estão na alçada deste organismo.
A história da CONMEBOL remonta às comemorações do centenário da independência da Argentina. Nesse ano como forma de comemoração, foi organizado um pequeno campeonato entre as selecções da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, face ao sucesso deste pequeno torneio, Hector Rivadavia Gómez, dirigente uruguaio, propões a criação de um organismo sul-americano de futebol.
Nasce a 9 de Julho de 1916 a CONMEBOL com os quatro países participantes no campeonato como fundadores. Gradualmente as restantes selecções aderiram a este organismo, Paraguai (1921), Peru (1925), Bolívia (1926), Equador (1927), Colômbia (1936) e a Venezuela (1952).
Geograficamente pertencentes à América do Sul, Guiana, Guiana Francesa e Suriname preferiram afiliar-se na CONCACAF.
A nível de clubes este organismo é responsável pela organização da Taça dos Libertadores, cujo vencedor tem acesso ao Campeonato do Mundo de Clubes, organiza também a Taça Sul-Americana e a Taça das Taças Sul-Americana.
Ao nível de selecções, a CONMEBOL tem três selecções vencedoras de campeonatos do mundo, Brasil, Argentina e Uruguai, sendo a Confederação Brasileira de Futebol, a organização que mais campeonato do mundo conquistou, cinco no total. Organiza também a Copa América, prova disputada entre as selecções americanas e um conjunto de torneios de futebol jovem e feminino, bem como a fase de apuramento sul-americana para o campeonato do mundo de selecções.