Ribeiro da Silva

Ribeiro da Silva foi um dos melhores ciclistas da década de 50, vencendo duas Voltas a Portugal mas que faleceu precocemente devido a um acidente de viação.

Ribeiro da Silva foi um dos melhores ciclistas da década de 50, vencendo duas Voltas a Portugal mas que faleceu precocemente devido a um acidente de viação.

Ribeiro da Silva nasceu em Lordelo, Paredes, a 16 de Fevereiro de 1935 no seio de uma família numerosa e já em novo mostrava apetência para andar de bicicleta. Ainda assim, começou cedo a trabalhar na fábrica de móveis do pai e só, posteriormente, entrou em corridas de ciclismo contra a vontade do seu progenitor. Dominador nas provas regionais, Ribeiro da Silva tenta a sua sorte no campeonato de amadores em 1953, tendo sido inscrito pelo Académico do Porto. Só não conquistou o título na prova devido a uma queda. Mas a sua qualidade estava demonstrada para todos. Na Volta a Pontevedra de 1954, Ribeiro da Silva consagra-se como o melhor trepador da prova, ao vencer a classificação da montanha e finalizar no quinto posto da classificação geral. Como a Volta não se realizou nos anos de 1953 e 1954, Ribeiro da Silva estreou-se em 1955 e conquistou a classificação geral da prova, logo na primeira edição que corria. Viveu uma intensa rivalidade com Alves Barbosa, o melhor ciclista português até então e beneficiou de uma situação extra-corrida que lhe deu a vitória. Alves Barbosa era o líder da prova até à última etapa mas quase a terminar a etapa é agredido por algumas pessoas em Vila Nova de Gaia numa etapa que chegava à cidade do Porto. Assim sendo, Ribeiro da Silva aproveitou essa situação e levou a Volta a Portugal de vencida, deixando Alves Barbosa sem a camisola amarela. No ano seguinte, inverteram-se as posições na Volta a Portugal. Ribeiro da Silva era o vice-campeão de uma edição que comemorava a segunda vitória de Alves Barbosa. Em 1957, vivia-se novo episódio na rivalidade entre Barbosa e Ribeiro da Silva, com a Volta a Portugal a decorrer e a Ribeiro da Silva a ser o vencedor final da prova com duas etapas conquistadas e a classificação da montanha, ajudando a sua equipa, o Académico do Porto, a ser vencedora por equipas. Nesse ano, Ribeiro da Silva participara na Volta a Espanha, onde finaliza no quarto posto, ficando às portas do pódio e na Volta a França terminou no 25º lugar. De destacar que o natural de Lordelo foi o primeiro a passar o Col de Tourmalet nessa edição do Tour que recebeu 100 mil francos por parte de Jacques Anquetil como recompensa de ter ajudado o francês a se ter livrado dos seus mais directos adversários. Foi apelidado pelo jornal francês L´Equipe como o português voador devido às suas prestações na montanha, seu terreno predilecto. Nesse ano, Ribeiro da Silva conquistou a clássica Paris-Evreux. Ainda estava para atingir o máximo das suas capacidades quando a 9 de Abril de 1958 sofreu um acidente de viação que lhe tirou a vida aos 23 anos de idade. Na terra natal, Lordelo, existe uma estátua homenageando Ribeiro da Silva.

641 Visualizações 1 Total
641 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.