Conceito de Lactose
A lactose é um dissacarídeo composto por dois açúcares simples: a glucose (ou glicose) e a galactose. Estes dois monossacarídeos são ligados covalentemente quando o grupo hidroxilo de D-glucose reage com o átomo de carbono anomérico de D-galactose, formando uma ligação β 1→4 glicosídica. O átomo de carbono anomérico é o átomo de carbono do grupo funcional hemiacetal ou acetal do açúcar. Uma vez que o carbono anomérico da glucose pode sofrer oxidação, a lactose é considerada um açúcar redutor.
A lactose encontra-se no leite de humanos, vacas e na generalidade dos mamíferos. A digestão da lactose é efetuada através da ação de lactases presentes no intestino delgado da maioria dos mamíferos eutérios.
A lactose é também uma fonte de carbono para a bactéria Escherichia coli metabolizada pelo operão da lactose. Na presença de lactose, as células podem transportar este açúcar para o interior da célula onde será hidrolisada nos seus constituintes mais simples – galactose e glucose. No entanto, na presença de outra fonte de carbono como a glucose, o operão da lactose não é expresso e a lactose não é utilizada.
References:
David L. Nelson, Michael M. Cox, (2005) Lehninger: Principles of Biochemistry (4ª Edição), Macmillan (Cap. 7, pp. 245-246)
T. W. Graham Solomons, Craig B. Fryhle, Scott A. Snyder, (2016) Organic Chemistry Solomons (12ª Edição), Wiley (Cap. 22, p. 971, p. 994)
Urashima, T., Katayama, T., Sakanaka, M., Fukuda, K., Messer, M., (2022) Evolution of milk oligosaccharides: Origin and selectivity of the ratio of milk oligosaccharides to lactose among mammals, Biochimica et Biophysica Acta (BBA) – General Subjects (1866)1, January 2022
(2022) Operão de lactose (Operão lac). Consultado em: Junho 5, 2022, em http://www.biorede.pt/page.asp?id=1564