Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação do Dow Jones Industrial
O Dow Jones Industrial é um dos índices de referência da bolsa de valores norte-americana. Criado em 1896 por Charles Dow, um dos fundadores do The Wall Street Journal, o índice Dow Jones Industrial agrega as 30 maiores empresas industriais cotadas em Wall Street.
Síntese Histórica
Aquando da sua criação em 1896, o Dow Jones Industrial incluía apenas 12 empresas, entre as quais um fabricante de guloseimas, um fabricante de couro, um fornecedor de aço e um produtor de açúcar. Durante os seus primeiros 25 anos de existência, apesar de publicado regularmente no The Wall Street Journal, o índice Dow Jones Industrial era muito pouco conhecido fora de Wall Streat. Ironicamente, foi com o eclodir da grande depressão em 1929 que o índice se tornou conhecido por, em apenas dois dias, ter perdido mais de 30% do seu valor.
A década de 1950 foi das melhores décadas de sempre para o índice bolsista, com o valor deste a mais do que triplicar. As décadas de 1980 e de 1990, e exceptuando alguns momentos menos bons, foram também excelentes para o Dow Jones Industrial. A evolução extremamente positiva foi interrompida em 2001, na sequência dos ataques terroristas do 11 de setembro. Nos anos seguintes o índice recupera mas em 2007 e 2008, a crise do subprime e a queda de várias empresas norte-americanas arrasta novamente o índice para quebras sem precedentes. Após 2009 o Dow Jones volta a entrar em trajetória ascendente, situação que ainda se mantém.
References:
http://www.dowjones.com/