Conceito de Motivação Extrínseca
A motivação diz respeito à mobilização do indivíduo em direção a um objetivo ou tarefa, sendo a motivação extrínseca aquela que é desencadeada por fatores externos ao próprio.
Estes fatores funcionam como reforços ou recompensas, cuja aplicação ou implementação é contingente à realização ou não realização do objetivo ou tarefa em causa, motivando o indivíduo através de uma perspetiva meios-fins.
A motivação extrínseca tende a ser inconstante, considerando que se refere à expetativa de que uma pessoa ou entidade reconheça, por exemplo através de uma avaliação favorável ou de uma recompensa monetária, o valor da tarefa ou objetivo alcançado.
Assim, a exclusiva presença de motivação extrínseca tende a relacionar-se com menor satisfação pessoal, já que o indivíduo age em prol da satisfação do outro e/ou da obtenção de reforços para si. Por outro lado, a motivação extrínseca não exclui a existência de motivação intrínseca na persecução de um objetivo ou concretização de uma tarefa, sendo importante a interação de ambas no desempenho que o indivíduo demonstra na situação (e.g. situação laboral).
References:
Deci, E. L., & Ryan, R. (2000). The “what” and the “why” of the goal pursuits: Human need and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, 11(4), 227-268. doi: 10.1207/S15327965PLI1104_01