Uma hiperligação ou link é uma palavra, frase ou imagem que o utilizador pode clicar para ir para um novo documento ou uma nova secção dentro do documento atual. As hiperligações são encontradas em quase todas as páginas da Internet, e permite aos utilizadores clicar numa hiperligação para irem de uma página para outra. As hiperligações de texto são muitas vezes de cor azul e sublinhadas, mas não têm que ser. Quando o utilizador move o cursor sobre uma hiperligação, quer seja texto ou uma imagem, a seta deve mudar para uma pequena mão que aponta para o link. Quando o utilizador clicar nele, uma nova página ou um local na página atual será aberto.
As hiperligações, muitas vezes referidas apenas como links, são comuns em páginas da Internet, mas podem ser encontrados noutros documentos de hipertexto. Estes incluem certas enciclopédias, léxicos, dicionários e outras referências que usam hiperligações. Os links agem da mesma forma como o fazem na Web, e permitem que o utilizador salte de uma página para a outra. Basicamente, as hiperligações permitem que as pessoas possam procurar informações numa hiper velocidade.
As hiperligações são partes integrantes de sistemas de hipertexto maiores que são usadas para organizar diferentes tipos de informação. A capacidade de navegar com fluidez usando esses links é a chave.
A World Wide Web é composta de hiperligações de documentos, conteúdos e media e reside na Internet. Os navegadores da Internet, os programas que o utilizador usa para pesquisar na Internet, foram projetados para tirar proveito das hiperligações e facilitar a sua utilização. As próprias páginas web são escritas usando a linguagem de marcação de hipertexto conhecido como HTML. A Internet fornece a estrutura subjacente para tudo isso funcionar.