GameMaker é uma ferramenta de desenvolvimento para criar videojogos. A versão mais básica pode ser descarregada gratuitamente no site do produtor, YoYo Games, e está disponível para os sistemas operativos Windows e Mac. Esta versão pode ser atualizada para uma melhorada e mais profissional com diversas opções adicionais e ferramentas de edição complementares.
O GameMaker está orientado tanto para profissionais como estudantes e amadores, o objetivo é simplificar a criação de videojogos de forma independente. Embora seja possível criar um jogo com poucos conhecimentos de programação, bastando arrastar os elementos para a janela de interação e associar os comandos correspondentes, a ferramenta ganha maior profundidade para um utilizador com conhecimentos sólidos sobre a lógica de programação.
Desenvolvimento facilitado
Muitos dos processos podem ser feitos de forma automática, para cada ação associada pelo utilizador o software cria automaticamente o código de programação correspondente. O utilizador pode gerar uma ação de disparo sem ter de programar a função, mas esta é na mesma introduzida no código de programação e pode ser alterada caso seja necessário. Esta dinâmica de trabalho evita que se perca tempo em ações mais básicas, mas que precisam de muitas linhas de código, acelerando o processo de desenvolvimento,
O GameMaker permite que um sprite seja adicionado ao projeto com apenas alguns cliques. Depois de importado as modificações podem ser feitas dentro do programa. Os sprites podem inclusive ser criados no próprio GameMaker. A lógica dos objetos também é facilmente manipulável. Alguns jogos atualmente no mercado foram produzidos no GameMaker como é caso de Spelunky, Hotline Miami ou Undertale. Embora a produção destes jogos tenha levado vários anos provando que apesar de facilitar o processo esta ferramenta não garante que se produza um bom jogo em poucos minutos
A interface do GameMaker é baseado em janelas. A principal surge com uma árvore de recursos onde estão todos os ficheiros associados. A janela de código também está sempre acessível e toda a disposição dos menus pode ser personalizada pelo utilizador.
A ferramenta tem no entanto algumas limitações nomeadamente na aplicação do 3D, sendo mais orientado para a produção de jogos em 2D, e no desenvolvimento de jogos online devido ás limitações na programação de networking.
A produtora disponibiliza diversos tutoriais no seu site oficial. O GameMaker é compatível com a maioria dos formatos de áudio e imagem (midi, mp3, gif, png, etc.) O jogo pode ser desenvolvido para diversas plataformas compatíveis além do PC como telemóveis e consolas (a lista de plataformas compatíveis encontra-se no website oficial).