Spitz, Mark

Mark Spitz foi detentor do recorde de medalhas de Ouro numa só edição durante 36 anos, com sete títulos nos Jogos de Munique, em 1972, ele que é um ex-nadador norte-americano.

Biografia de Mark Spitz

Mark Spitz é um ex-nadador norte-americano, tendo sido detentor do recorde de medalhas de Ouro numa só edição durante 36 anos, com sete títulos nos Jogos de Munique, em 1972 e recordista no total de medalhas de Ouro, ao ter nove medalhas, igualado por Carl Lewis, Paavo Nurmi e Larisa Latynina e ultrapassado, apenas por Michael Phelps.

Nasceu no Estado de Califórnia, a 10 de Fevereiro de 1950 mas mudou-se com a família aos dois anos para o Hawaii, onde esteve quatro anos e aprendeu a nadar com o seu pai. Regressou aos seis anos à terra natal e estabeleceu vários recordes nacionais desde muito novo nas camadas mais jovens. Aos 10 anos, já detinha mais de 15 recordes nacionais e quanto mais ia avançando na idade, mais recordes batia, a ponto de dominar por completo as tabelas de tempo escolar relativas à natação. Em qualquer estilo e em qualquer distância, só havia um nome na tabela. O de Mark Spitz. Em 1967, quebra o primeiro recorde mundial, nos 400 metros estilo livre. No ano seguinte, marca presença nos Jogos Olímpicos do México e Mark Spitz é uma das figuras de proa e esperança máxima de medalhas e títulos para a comitiva norte-americana, ou não fosse, até à data, detentor de dez recordes do mundo. Não correspondeu com títulos em qualquer prova individual, mas conseguiu duas medalhas de Ouro na estafeta dos 100 e 200 metros livres. Mas chegou a levar mais medalhas para casa. Levou para casa, a medalha de prata nos 100 metros mariposa e a de bronze nos 100 metros livres.

Estes resultados frustrantes para o nível do atleta fizeram-lhe mudar de treinador. A partir dessa altura, Mark Spitz foi ainda mais demolidor nos seus resultados. Vários títulos nos campeonatos universitários e novos recordes do mundo que estabelecia no caminho dos Jogos Olímpicos de Munique, realizados em 1972. Foi uma das grandes figuras desta edição das Olimpíadas. Tornou-se campeão olímpico em sete provas, um recorde até à altura, conseguindo também novos recordes do mundo em todas essas competições. As medalhas de Ouro foram conquistadas nas provas de 100 e 200 metros livres, 100 e 200 metros mariposa e nas estafetas colectivas de 100 e 200 livres e 100 estilos. Só em 2008, esse recorde acabaria por cair com as oito conquistas de Michael Phelps, também, nadador. Nesta edição dos Jogos, houve um ataque terrorista, em que foram feitos reféns elementos da comitiva israelita, por parte de um grupo armado da Palestina. Esse ataque incidiu sobre israelitas e Mark Spitz, tendo descendência israelita, poderia ser um dos atacados pelo activistas da causa da Palestina. Tal não se veio a verificar, porque conseguiu ser protegido pelas forças armadas norte-americanas. Após estas conquistas e este episódio triste, Mark Spitz abandonou precocemente a carreira, ainda que tivesse apenas 22 anos de idade, na altura.

Depois de dar por terminada a carreira e com a notoriedade adquirida, ganhou imenso dinheiro com diversas participações em anúncios publicitários e alguns filmes. Com 39 anos, tentou regressar à natação de competição, tentando fazer parte da equipa olímpica que participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Nem sequer conseguiu passar para as qualificações. Fica na mesma, como um dos melhores nos Jogos Olímpicos e, em especial, na natação.

711 Visualizações 1 Total
711 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.