Conceito de Balança de Pagamentos
No âmbito da Contabilidade Nacional, a Balança de Pagamentos de um determinado país consiste num mapa onde são registadas todos os fluxos financeiros relativos a todas as transacções desse país com o resto do mundo durante um determinado período de tempo (geralmente um ano).
Componentes da Balança de Pagamentos
A Balança de Pagamentos é composta por duas componentes principais:
- Balança de Transacções Correntes (BTC) que regista transacções como as exportações e as importações de mercadorias e de serviços, os rendimentos provenientes de investimentos e as transacções unilaterais;
- Balança de Capitais (BC) onde são registadas as compras e vendas de activos, incluindo investimento direto estrangeiro, e créditos concedidos e recebidos.
Identidade Fundamental
Por princípio, a soma das duas componentes será sempre zero. Tal significa que, se por exemplo a Balança de Transacções Correntes for deficitária, o país será obrigado a financiar esse défice. Uma das formas de o fazer é, por exemplo, através da venda de títulos representativos de dívida. Pelo contrário, se o saldo da Balança de Transacções Correntes for um superavit, o país acumulará créditos sobre o exterior ou reduzirá o montante da sua dívida.
Saldo da Balança de Pagamentos = Saldo da BTC + Saldo da BC = 0
Défices sucessivos no Saldo da Balança de Transacções Correntes levam a necessidades permanentes de obtenção de financiamento externo. Por exemplo, no caso português, com o agravar das contas correntes nas últimas décadas, agravado pela redução da entrada de capitais por via do investimento externo, o país viu a sua dívida externa aumentar consideravelmente e viu-se também obrigado a vender muitos dos seus principais ativos.
Pelo contrário, superavits na no Saldo da Balança de Transacções Correntes levam à acumulação de créditos sobre o exterior. É o que acontece por exemplo com a China que apresenta saldos correntes extremamente elevados.
Se és estudante, podes consultar aqui um trabalho sobre este tema >>>