Cel Shading é uma técnica de animação por computador onde os objetos tridimensionais são renderizados com cores e sombras planas de forma a criar a ilusão de uma aparência bidimensional. Este método aproxima os modelos 3D de um estilo de desenho cartoon ou de banda desenhada.
Um dos jogos que popularizou a técnica foi Jet Set Radio para a Sega Dreamcast, embora já outros títulos tivessem utilizado um estilo semelhante como Parappa the Rapper para a Playstation. Seguiram-se muitos outros títulos de onde se destacam Dragon Quest: Journey of the Cursed King, The Legend of Zelda: The Wind Waker e No More Heroes.
O estilo é maioritariamente utilizado em videojogos, mas vários filmes e séries de animação aproveitam esta técnica para facilitar a criação de cenas mais complicadas de desenhar totalmente à mão. A mistura de animação 2D tradicional com técnicas de cel shading é importante para criar um equilíbrio visual.
Processo
O cel shading aplica-se primeiramente à forma como a luz é renderizada nos modelos. A renderização convencional utiliza cores sólidas e texturas simplificadas. O processo começa com um modelo 3D simples. O cel shading difere na iluminação foto irrealista do modelo. As linhas de “tinta” acentuam os contornos. Um dos métodos é fazer primeiramente a renderização das linhas negras e deixá-las um pouco maiores que o objeto, reforçando os contornos e diminuindo a complexidade da luz, fazendo com que a imagem se torne plana e contornada. Alguns métodos aplicados à modelação 3D também conseguem criar um estilo semelhante à animação 2D mas as diferenças na aplicação da luz e texturas nem sempre utilizam a técnica de cel shading.