Batalha de Ancara

A Batalha de Ancara ocorreu no início do século XV entre o Império Otomano e o Império criado por Tamerlão.

A Batalha de Ancara deu-se no dia 20 de Julho de 1402 próximo do que actualmente é a capital turca, Ancara, no coração dos territórios otomanos.

Os finais do século XIV marcaram uma forte expansão do Império Otomano, essencialmente em territórios previamente ocupados pelo Império Bizantino. Após as Batalhas do Kosovo e Nicópolis nos finais do século XIV, os otomanos controlavam grande parte dos antigos territórios bizantinos, apenas as regiões circundantes à capital do império, Constantinopla mantinham-se, sérvios, bósnios, búlgaros e a última cruzada que resultou na Batalha de Nicópolis, acabaram subjugados, derrotados e como parte integrante do Império Otomano através da anexação ou vassalagem.

Mas da mesma forma que procurava expandir territórios para o ocidente, o Sultão Bayezid I, tentava de igual forma estender a sua influência para o oriente, na região conhecida como Ásia Central. Mas estas pretensões chocaram com outro poder que impunha-se na Ásia Central, o Império Turco- mongol criado por Tamerlão a partir do que actualmente é o Uzbequistão.

De forma a tentar enfraquecer a posição de Tamerlão, Bayezid ordenou a um dos reinos da Anatólia, que tinha jurado lealdade a Tamerlão que prestasse-lhe vassalagem e tributo. Com esta movimentação dos otomanos, Tamerlão não teve outra hipótese em não ser repostar. Em Junho de 1402 invade os territórios otomanos da Anatólia, e no dia vinte do mês seguinte os dois exércitos encontram-se no coração do Império Otomano.

As diversas fontes históricas não conseguem quantificar a quantidade de soldados utilizados na Batalha de Ancara, mas apontam por várias centenas de milhares de soldados envolvidos. Os Otomanos serviram-se dos reinos vassalos dos Balcãs para aumentar o seu número de efectivos.

Desta Batalha resulta uma derrota para os Otomanos, o Sultão Bayezid é capturado e posteriormente humilhado por Tamerlão. Após esta Batalha Tamerlão arrasa e pilha a capital otomana na época – Bursa e conquista diversos espaços do império otomano, quase levando ao desaparecimento desta entidade politica. Mas num volte-face surpreendente, Tamerlão abdica da conquista dos restantes espaços otomanos e concentra os seus esforços na conquista da China.

A derrota otomana na Batalha de Ancara podia ter significado um desaparecimento deste Império, mas Tamerlão não tinha aspirações territoriais para ocidente, atacou os otomanos apenas como forma de retaliação e nunca mostrou real interesse pelo território destes.

Esta acção de Tamerlão fez com o que a última cruzada convocada não conseguiu, colocar um travão na expansão otomana. Nas décadas seguintes os otomanos tiveram que recompor-se deste duro golpe, colocando um travão na expansão ocidental. Para a Europa isto permitiu um fortalecimento das fronteiras e estancar os avanços turcos para ocidente. Embora muçulmano sunita como Bayezid, e sem ter essa intenção, Tamerlão deu um precioso contributo à Europa na defesa dos seus espaços, ao enfraquecer momentaneamente os otomanos.

701 Visualizações 1 Total
701 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.