Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Sergei Loznitsa é um realizador bielorrusso, conhecido pelo trabalho que tem vindo a desenvolver nas áreas do cinema documental e de ficção.
Nascido em 1964, Loznitsa enveredou inicialmente por um percurso profissional ligado às ciências exactas, tendo-se licenciado em Matemática Aplicada no Kiev Polytechnic Institute, na Ucrânia. Entre 1987 e 1991, trabalhou no Instituto de Cibernética de Kiev, desenvolvendo trabalho de pesquisa na área da Inteligência Artificial.
Em 1991 inicia o seu percurso no cinema, ao entrar no Russian State Institute of Cinematography (VGIK), e cinco anos depois, em 1996, estreia o seu primeiro documentário, intitulado “Today We Are Going To Build A House”, com o qual recebeu inúmeros prémios, incluindo o de melhor documentário no International Potsdam Film Festival, na Alemanha.
Nos anos seguintes, Sergei Loznitsa continua a trabalhar na vertente de cinema documental, tendo realizado mais de uma dezena de documentários, alguns curtos e outros longos, entre os quais se incluem “The Train Stop” (2000), “Landscape” (2003) ou “Blockade” (2005).
Loznitsa estreia-se na ficção em 2010, com o filme “My Joy”. O seu filme de estreia no género ficcional foi extremamente bem recebido pela crítica, tendo recebido diversas nomeações para festivais internacionais de cinema de renome, como o Festival de Cannes ou o Russian Guild of Film Critics.
Em 2013, Sergei Loznitsa lançou a sua própria empresa de produção e distribuição de filmes, a ATOMS & VOID. Actualmente o realizador vive na Alemanha, e tem prosseguido a sua carreira cinematográfica com o lançamento de diversos filmes, tanto curtas como longas-metragens, e nos géneros documental e ficcional.