Anarquismo

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Anarquismo

AnarquismoO termo anarquismo designa uma doutrina ou ideologia política nascida no séc. XIX que, ao contrário das restantes ideologias políticas que procuram encontrar resposta para a questão “qual o modelo ideal de Estado?”, coloca em causa a própria existência do Estado. A própria palavra anarquismo, foi criada a partir do adjectivo anarquia, palavra formada a partir da palavra grega  Anarkhia, de a(n) = ‘sem’ ou ‘privado de’ + arkhé = ‘comando’, ‘poder’, ‘autoridade’ e que, portanto, significa “ausência de poder”.

Esta corrente de pensamento nega a necessidade do Estado como entidade de organização central e coerciva da sociedade, acreditando nos benefícios da sua substituição por uma organização social livre e espontânea. Segundo os anarquistas, a ordem social deve proceder do livre consentimento dos indivíduos, considerados entidades autónomas, opondo-se de forma radical a todo o tipo de submissão do indivíduo a uma ordem socio-económica, política ou ideológica imposta de forma autoritária. Assim, segundo esta corrente de pensamento, o fim do Estado e de outras autoridades políticas ou religiosas, seria o único caminho para solucionar os problemas políticos que assolam a humanidade e para construir uma sociedade justa de homens livres. Nesse sentido, o anarquismo defende um ideal de organização da sociedade por ela própria, ou seja, sem organismos estatais, assente em associações de produtores e na ausência de propriedade privada.

Tipos de Anarquismo

Apesar de a ideia central dos anarquistas ser sempre a ausência de Estado em favor de uma sociedade totalmente livre e espontânea, podemos considerar duas correntes distintas: o anarquismo individualista e o anarquismo coletivista.

Para o anarquismo individualista, a partir do momento em que um grupo de pessoas se organizam, esse grupo acabará por exercer algum tipo de autoridade sobre os demais, isto é, o anarquismo coletivista correrá sempre o risco de acabar em autoritarismo.

Pelo contrário, o anarquismo coletivista defende que o anarquismo individualista segue a mesma lógica do capitalismo. Tal acontece, segundo os anarquistas coletivistas, porque o poder acaba por ficar centralizado num ou em poucos indivíduos que se destaquem em determinadas áreas ou atividades.

2219 Visualizações 1 Total
2219 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.