Nome: Franz Kafka
Data de Nascimento: 3 de Julho de 1883
Local de nascimento: Praga
Data de morte: 3 de Junho de 1924
Ocupação: Agente de seguros, escritor
Movimento literário: surrealismo, existencialismo, expressionismo
Principais obras: A Metamorfose, O Castelo, O Processo
Biografia de Franz Kafka
Filho de judeus de classe média, Franz Kafka nasce a 3 de Julho de 1883 em Praga, cidade então pertencente ao Império Austro-Húngaro. O seu pai, Hermann Kafka, era dono de um negócio de artigos e roupas de fantasia. A mãe, Julie, recebeu uma melhor educação formal do que o seu marido, sendo filha de um próspero mercador viajante. Franz era o mais velho dos seis filhos de Hermann e Julie, dos quais dois morreram na infância, antes de Franz completar sete anos. As três irmãs morreram durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial.
Entre 1889 e 1893, Franz estudou no Deutsche Knabenschule German. Não gostando de frequentar a sinagoga, Franz interrompeu a sua educação judaica aquando a celebração do seu Bar Mitzvah.
Após concluir a instrução primária, Franz foi admitido num colégio estadual, onde ao alemão era a língua de ensino, embora Franz tenha continuado a falar e escrever em tcheco. Franz foi aceite na Deutsche Karl-Ferdinands-Universität, de Praga, em 1901, tendo iniciado os estudos em química e mudado posteriormente para direito, para agrado do seu pai e pela possibilidade de ter aulas de uma ampla variedade de temáticas, tais como Estudos Alemães e História de Arte.
Passa a trabalhar em companhias de seguros e, em paralelo, dedica-se à literatura. Em 1917, é obrigado a afastar-se do trabalho devido à tuberculose.
A personalidade Franz Kafka é descrita pelos que os rodeavam como sendo agradável e calma, dotado de uma inteligência e sentido de humor pouco usuais. Era divertido e gostava da vida boémia, mas era também uma caraterística sua estar sempre disponível para ajudar. Pérez-Alves (2003, pp. 181–194.) descreveu-o como tendo provavelmente um transtorno de personalidade esquizoide, de nível baixo a médio, o que explica muito da sua obra.
A narrativa da Kafka é feita a partir da perspectiva do narrador omnisciente. A sua prosa abre espaço para diferentes interpretações, sendo que os críticos lhe atribuem diferentes escolas literárias. Embora, segundo William Burrows, o foco da obra de Kafka seja os conceitos de luta interna, dor e solidão, Kafka aborda frequentemente a luta do indivíduo contra a burocracia, a alienação e a perseguição. Vários críticos atribuem também à sua obra uma forte componente humorística, que pode ser atribuída aos mundos absurdos e cruéis que cria e à futilidade que empresta às personagens. A escrita de Kafka criou o termo kafkiana para descrever conceitos e situações que remete à sua obra, tais como o absurdo da burocracia que subjuga as pessoas e os cenários surreais, com falta de sentido.
Com uma obra literária relativamente curta, devido à sua morte prematura, em 1924, entre as principais obras de Kafka encontramos «A Metamorfose», «O Processo» e o «O Castelo».
References:
http://www.kafka.org/