Balancete

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

contabilidade

Conceito de Balancete

O Balancete é uma listagem dos movimentos e de saldos contabilísticos (credores ou devedores) registados no livro-razão e correspondentes a um determinado período, a partir dos quais é possível conhecer a situação económica e financeira da entidade – é possível, por exemplo, verificar o saldo da conta de um fornecedor, o conhecer o montante gasto com determinada rubrica de custos. O Balancete é utilizado também como documento preparatório para a elaboração das Demonstrações Financeiras, incluindo o balanço patrimonial e a demonstração e resultados. Além disso, pode ser utilizado também para verificação e aferição da qualidade dos registos contabilísticos.

Um balancete pode ser construído em qualquer momento, embora o mais vulgar seja a sua construção no último dia de cada mês. Pode também ter maior ou menor grau de detalhe das contas: se tiver todas as contas e subcontas do plano de contas da empresa, é designado por balancete analítico; se tiver apenas os saldos e movimentos das contas principais do plano de contas, é designado por balancete do razão. Existem outros níveis de detalhe: por exemplo, balancetes que colocam todas as contas e subcontas até determinado número de dígitos, ou balancetes que ocultam os saldos e movimentos das contas individuais de terceiros.

Os balancetes variam também quanto aos períodos considerados nos movimentos: podem ser considerados os movimentos de apenas um mês, os movimentos acumulados desde o início do ano, os movimentos de um trimestre ou de qualquer outro período ou intervalo de dados.

3502 Visualizações 1 Total
3502 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.