Oliveira, Nelson (ciclista)

Nelson Oliveira é um ciclista português medalhado em campeonatos do mundo e campeão nacional na vertente de contra-relógio. Representa a espanhola Movistar.

Biografia de Nelson Oliveira

Natural da Anadia, Nelson Oliveira nasceu a 6 de março de 1989 e é um dos portugueses mais capacitados do actual pelotão internacional. Completa, este ano, 27 anos mas já corre no estrangeiro desde 2010. Dos poucos nacionais que só correu em equipas estrangeiras desde que é profissional. Este ano está na equipa espanhola Movistar.

Conseguiu este feito de correr apenas no estrangeiro porque enquanto atleta de formação teve inúmeras vitórias, fruto da sua capacidade de rolar e dos bons resultados na disciplina de contra-relógio. Em 2009, consegue o melhor resultado de um português em Mundiais, ao terminar no 2º posto na prova de contra-relógio individual. E isso chama a atenção das equipas de top. Opta pela equipa galega Xacobeo-Galicia para o seu primeiro ano de profissional. Consegue bons resultados através da selecção nacional. 2º lugar no Grande Prémio de Portugal, 6ª posição no Giro de Regioni e nos Europeus consegue ir ao pódio tanto no contra-relógio como na prova de fundo. 3º classificado na luta contra o cronómetro e 2º na prova máxima. Termina o ano com um 4º posto nos campeonatos do mundo.

A equipa acaba no fim desse ano e vira-se para os Estados Unidos e integra a equipa da Radio Shack no ano de 2011. Ficou durante três anos na equipa americana mas sem resultados de destaque, isto porque foi mais destacado para ajudar os líderes do que, propriamente, para conseguir vitórias ou bons resultados. Ainda assim, foi campeão nacional de elites na vertente de contra-relógio pela primeira vez, em 2011. No ano seguinte, terminou o Circuito de la Sarthe, prova por etapas francesa que contém contra-relógio, no 3º posto e no ano de 2013 vai aos Campeonatos do Mundo terminar nos 15 primeiros na vertente do crono individual.

Em 2014, muda de equipa e passa a fazer companhia a Rui Costa na Lampre-Merida. No primeiro ano, esteve talhado a trabalhar mais em favor do ciclista campeão do mundo em 2013 e foi dos poucos ciclistas portugueses a vencer no contra-relógio e na prova de fundo nuns campeonatos nacionais. No final de ano, alcançou o 7º posto na sua especialidade predilecta, a luta contra o cronómetro. No ano passado, tem uma das épocas com melhores resultados. Esteve em grande destaque nas clássicas de maior relevo, onde foi um dos animadores das provas, sobretudo, na Volta a Flandres, em que termina no 20º posto e na Clássica San Sebastian onde ficou no 12º lugar. Não tem rival na luta contra o cronómetro e repete vitória nos nacionais. Na Volta a Espanha tem um começo discreto mas termina a prova em grande, com várias presenças em fugas, vencendo uma etapa e um 21º lugar na classificação geral individual. Não renovou contrato com a Lampre-Merida para este ano mas conseguiu chegar a acordo com a equipa da Movistar. Os primeiros objectivos da temporada são as clássicas de Abril mas seja nos Jogos Olímpicos, seja nos Campeonatos do Mundo é de esperar um resultado de topo por parte do ciclista nacional.

622 Visualizações 1 Total
622 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.