Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação do Livro de Ester
O Livro de Ester é um dos livros que constituem a Bíblia e que na Bíblia Cristã está incluída no Antigo Testamento, sendo também considerado como uma das obras-primas da antiga literatura mundial. O livro conta a história de Ester, a esposa judia do rei persa Assuero (conhecido na história com Xerxes I ou Artaxerxes), que, assistida por Deus, salvou os Judeus de um massacre geral ordenado por Haman, grão-vizir de Assuero.
Durante o reinado de Assuero, um tio de Ester chamado Mardoqueu denunciou uma conspiração contra a vida do rei. Como vingança, Haman, grão-vizir do rei, convenceu o rei a ordenar a morte de todos os judeus. Foi então que Ester, depois de jejuar e invocar o auxílio de Deus, intercedeu pelo povo judeu junto do rei, conseguindo não apenas a revogação da ordem de morte aos judeus, mas também o castigo de Haman.
O livro está dividido em diversas partes, nomeadamente: 1) O banquete de Assuero; 2) Ester é eleita rainha; 3) Plano de Haman e édito de Assuero contra os judeus; 4) Consternação dos judeus; 5) Intervenção de Ester; 6) Recompensa de Mardoqueu; 7) Castigo de Haman; 8) Exaltação de Mardoqueu e édito de Assuero a favor dos judeus; 9) Vingança dos judeus e festa de Purin; 10) Elogio de Mardoqueu e nota sobre a tradução grega do livro. Seguem-se alguns suplementos deuterocanónicos.