Até ao século XVIII o termo “república” revestiu-se de um significado especial, no sentido em que se opunha a “monarquia”, sendo que esta significava o governo de um só, impendentemente do processo de designação ou da legitimidade que a fundasse e a república, por sua vez, designava o governo de um colégio ou de uma assembleia.
Tanto a revolução francesa, como a revolução americana, contribuíram para se identificar “república” com “democracia” e com a soberania do povo.
Posteriormente, no século XIX, houve uma tentativa para se fazer a conciliação entre a monarquia absoluta e a república, nascendo, deste modo, a monarquia constitucional.
Hoje em dia, define-se “república” como uma forma de governo em que se admite a soberania do povo é admitida e exercida por representantes que o mesmo escolhe para, então, desempenharem funções de poder por um determinado período de tempo.
Esta é a forma de governo da maior parte dos estados, assumindo, no entanto, formas diversas de acordo com a importância que é dada à soberania popular.