Apresentação do Sistema Social de Katz e Kahn
Daniel Katz e Robert Kahn foram dois dos principais investigadores da abordagem sistémica da gestão. Grande parte da sua obra foi dedicada ao estudo das organizações como um sistema social. Este sistema social foi caracterizado como um sistema aberto, ou seja, que influência e é influenciado por variáveis desconhecidas e não controláveis e cujas consequências são probabilísticas e não determinísticas.
Outra característica importante dos sistemas sociais é a inexistência de fronteiras bem definidas entre si (por exemplo, sobrepõem-se sempre que um mesmo indivíduo pertence em simultâneo a dois sistemas sociais). É o grau de permeabilidade destas fronteiras que irá determinar o maior ou menor grau de abertura do sistema em relação ao ambiente.
Finalmente, outra característica dos sistemas sociais identificada por Katz e Kahn é o facto de não existir uma estrutura física facilmente identificável mas antes uma estruturação de um conjunto de acontecimentos.
Apesar da consciência das dificuldades em analisar um sistema com estas características, Katz e Kahn propõem a separação de todos elementos que constituem o sistema social que é a organização em três subsistemas:
- Subsistemas de manutenção: preocupam-se com a estabilidade e fornecem as regras, valores e recompensas aplicáveis aos membros da organização.
- Subsistemas adaptativos: preocupam-se com o futuro da organização, nomeadamente com o desenvolvimento organizacional e com o planeamento.
- Subsistemas de gestão: incluem as funções de coordenação, autoridade, controlo e organização.