Conceito de Sindicato (Organização Sindical)
A palavra sindicato tem as raízes no latim “sindicus” (que designava uma espécie de procurador escolhido para defender os direitos de uma colectividade) que por sua vez deriva do grego “syndicos” (que significa aquele que defende a justiça). Actualmente, e dito de uma forma muito sintética, um sindicato é uma associação livre, estável e permanente de empregados ou de trabalhadores pertencentes a uma mesma profissão (ou profissões relacionadas) ou a um mesmo sector de actividade, que se unem para defesa dos respectivos interesses profissionais, individuais ou colectivos, nomeadamente ao nível das condições de trabalho e condições salariais.
A matriz histórica da organização sindical tal como a conhecemos hoje surgiu com o desenvolvimento industrial em Inglaterra no final do século XVIII e início do século XIX como contraponto ao surgimento do capitalismo. Apesar desta origem urbana e industrial, rapidamente o movimento sindicalista se estendeu a outros sectores de actividade, nomeadamente aos sectores do comércio e serviços e aos sectores agrícolas.
Atribuições / Actividades dos Sindicatos
Geralmente, as atribuições ou actividades desenvolvidas pelos sindicatos são as que se apresentam de seguida:
- Serviços de assistência jurídica aos seus associados;
- Participar e representar os seus associados em processos legislativos de âmbito laboral e em processos de negociação salarial e em acordos ou convenções colectivas de trabalho.
- Representar e defender os interesses dos seus associados perante as autoridades administrativas, jurídicas e políticas.