Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A Serra de Monsanto localiza-se no concelho de Lisboa, no distrito de Lisboa. É uma elevação com 227 metros de altitude máxima. Grande parte da área da serra é ocupada pelo Parque Florestal de Monsanto, considerado o “pulmão verde” da capital portuguesa.
A sul da serra localiza-se o estuário do rio Tejo, a oeste a ribeira de Algés e a norte e a leste a ribeira de Alcântara.
Além de integrar o Parque Florestal de Monsanto, na área da serra existe ainda o Parque Infantil de Alvito, o Parque Recreativo do Alto da Serafina e Parque Ecológico. Destacam-se ainda vários miradouros: Montes Claros, Luneta dos Quartéis e Moinho do Mocho.
Caracterização da Serra de Monsanto
A Serra de Monsanto é uma das unidades geomorfológicas mais bem definidas do concelho de Lisboa. Tem um cone truncado e é culminada por uma zona aplanada.
O seu perfil geológico permite perceber a presença de calcários e basaltos. Há mais de 70 milhões de anos a placa Ibérica e a placa Euroasiática chocaram. Assim, verificou-se a emersão de calcários do Cretácico e Jurássico, formados em fundos marinhos e um longo período de atividade vulcânica de que resultam escoadas basálticas e piroclastos.
A serra é procurada para a prática de atletismo, caminhadas e percursos pedestres. Dispõe de uma ciclovia que facilita a prática desportiva.
A fauna inclui espécies com o esquilo, o coelho bravo, a andorinha-das-chaminés, o pisco-de-peito-ruivo, o tordo, o gaio, a perdiz e a coruja. Em termos de flora destaca-se o carvalho, o sobreiro, o carrasco, a azinheira, o folhado, o ulmeiro, o pinheiro manso, a madressilva e a aroeira.