Salat

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O que é o Salat

Salat (ou Salah ou ainda Salá, em árabe: صلاة e que significa ‘oração’) constitui um dos ‘Cinco Pilares do Islão’ e refere-se às cinco orações que todos os muçulmanos devem fazer diariamente a certas alturas do dia: ao amanhecer (Fajr), ao meio dia (Dhur), ao meio da tarde (Asr), ao por-do-sol (Maghrib) e à noite (Isha). Ao contrário da Du’a, que é a oração privada, espontânea e não sujeita a qualquer tipo de rito ou norma, a Salat é uma oração comunitária, normalizada, ritualizada e acompanhada de movimentos precisos.

A chamada do muezzin torna a Salat uma oração comunitária que recorda aos fieis a sua condição de “servos adoradores de Alá”. Nas orações são recitados um conjunto de versículos do Alcorão, num ciclo de posições designadas por rakca (de pé, curvado, de joelhos, prostrado e sentado). Deve ser efetuada em direção a Meca (que na mesquita está marcada por um nicho chamado miharab), descalço e em cima de um tapete, obrigatoriamente em árabe, acompanhada de movimentos rituais do corpo, enquanto se pronunciam as palavras da profissão de fé: “Deus é Grande”. À sexta-feira é obrigatório fazer a oração na mesquita, a qual é dirigida pelo Imã (embora também o possa ser por qualquer pessoa ‘honesta’ e ‘pura’), o qual faz um discurso ou juba sobre um púlpito ou mimbar e no penúltimo degrau (o último era o utilizado pelo Profeta). Antes da oração o crente deve proceder à oração em estado de limpeza, isto é, de pureza interior – para isso utiliza água e faz a ablução das mãos, dos pés, da cara e da nuca; no caso de não dispor de água, pode fazer as abluções com areia. No caso de ter mantido relações sexuais, a ablução deve ser total.

903 Visualizações 1 Total
903 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.