Conceito de Villanella
Na música, o termo de origem italiana Villanella designa uma canção estrófica italiana do Renascimento e que posteriormente veio a influenciar a canzonetta e o madrigal. Surgido por volta de 1530 em Nápoles, rapidamente se tornou muito popular em toda a Itália, até que desapareceu nos finais do século XVI. O assunto das canções é geralmente rústico e cómico, fazendo muitas vezes recurso da sátira. A música é caracterizada por sua simplicidade e vivacidade rítmica, com sincopações dançantes e cadências bem marcadas.
O esquema de rimas das villanellas mais antigas é geralmente do tipo ‘abR abR abR ccR‘, sendo sempre de três vozes de textura homofónica sem acompanhamento, duas das quais femininas e uma masculina. Mais tarde foram escritas villanelle a três vozes de natureza mais estilizada.
Os primeiros compositores de villanellas foram os napolitanos Giovanni Domenico da Nola e Giovan Tomaso di Maio. Mais tarde surgiram diversos outros compositores de villanellas não napolitanos, entre os quais Adrian Willaert, Luca Marenzio, Adriano Banchieri, Orlande de Lassus e Eva Dell’Acqua.