O que é a Adição
Na matemática, a adição é uma das quatro operações fundamentais da aritmética e que consiste em adicionar dois ou mais números (designados por parcelas), produzindo um resultado a que se chama de soma ou total. O seu sinal indicativo ou operador aritmético é o sinal ‘mais’ (+). No exemplo seguinte os números 3 e 6 são as parcelas e 9 é a soma ou total: 3 + 6 = 9.
Propriedades da adição
A adição possui algumas propriedades fundamentais, nomeadamente:
Elemento neutro da adição
Na adição o zero é considerado neutro, dado que não tem qualquer efeito na soma. Tal significa que o resultado da adição de um qualquer número x com o zero é sempre o próprio número x.
Exemplo: 7 + 0 = 7
Comutatividade
A propriedade da comutatividade significa que na adição a mudança da ordem das parcelas não altera o resultado da soma.
Exemplo: 3 + 6 = 9 e 6 + 3 = 9
Associação
A propriedade associativa da adição indica que, independentemente da forma com se combinam as parcelas o resultado é sempre o mesmo.
Exemplo: 6 + (3 + 2) = 11 e (6 + 3) + 2 = 11
Fechamento
A propriedade do indica que a soma de dois ou mais números pertencentes ao mesmo conjunto de números reais tem como resultado um número pertencente ao mesmo conjunto. Por exemplo, a adição de dois números racionais tem como resultado um número racional; ou a adição de dois números naturais tem como resultado um número natural.
Exemplo: 4 + 3 = 7 (4, 3 e 7 são todos números naturais)