Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Oceanografia
O termo Oceanografia (ou Oceanologia, ou ainda Ciências do Mar) designa um conjunto de métodos destinados ao estudo dos oceanos e mares em termos essencialmente descritivos, tanto do ponto de vista técnico como científico, de carácter marcadamente pluridisciplinar, nomeadamente no que respeita ao substrato e relevo submarino e à estrutura e caracterização das massas de água e seus movimentos e ainda, aos processos físicos, químicos, biológicos e geológicos que neles que ocorrem. Abrange ainda as questões ligadas ao aproveitamento dos recursos naturais e sua reprodução, quando vivos, em condições controladas. Consequentemente, inclui ramos, até aqui mais ou menos dispersos, como a meteorologia, biologia, ecologia, etologia e geografia.
Um dos grandes impulsos dados à oceanografia foi dado na segunda metade do século XX pelo francês Jacques-Yves Cousteau que ficou mundialmente conhecido graças aos diversos documentários, que mostravam a vida marinha nas suas múltiplas vertentes.
Áreas da Oceanografia
De acordo com a área de estudo, a oceanografia pode ser dividida em Oceanografia Biológica, Oceanografia Física, Oceanografia Geológica e Oceanografia Química:
- Oceanografia Biológica: estuda os padrões de distribuição e abundância dos organismos vivos nos oceanos, assim como a sua interação e resposta a alterações no meio ambiente.
- Oceanografia Física: estuda as propriedades físicas da água do mar, como a temperatura, a densidade e a pressão, bem como os fluxos marítimo (ondas, correntes e marés), e a relação entre o oceano e a atmosfera.
- Oceanografia Geológica (também conhecida como Geologia Marinha): estuda a formação e o desenvolvimento dos fundos oceânicos, incluindo a origem das paisagens subaquáticas, e a sua evolução ao longo do tempo.
- Oceanografia Química: estuda a composição química da água e sua influência sobre os organismos, a atmosfera e os fundos oceânicos. Algumas importantes áreas de estudo são a retenção de CO2 no sedimento marinho, a acidificação dos oceanos, e o efeito de diversos poluentes nos ambientes marinhos.