Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação do Forte de São Francisco Xavier (Castelo do Queijo)
O Forte de São Francisco Xavier (conhecido como ‘Castelo do Queijo’) é uma fortaleza localizada na cidade do Porto, nas margens do Oceano Atlântico. Foi construído em 1661, segundo um desenho de Miguel L’Ecole, engenheiro militar francês, e insere-se no conjunto de fortalezas marítimas criadas para defesa da costa no âmbito das guerras da restauração. O local escolhido foi um lugar conhecido como Pedra do Queijo (devido ao formato da rocha granítica onde foi edificado e que fazia lembrar um queijo), a norte da foz do Douro e num local estratégico para a defesa da cidade.
A sua planta apresenta o formado de um polígono triangular, com sólidas muralhas exteriores arrematadas por guaritas pentagonais em cada um dos vértices. Em torno das muralhas, e para reforçar a capacidade defensiva, possui fossos, uma ponte levadiça e um portão monumental para acesso ao interior.
Em 1832, durante o Cerco do Porto no âmbito das Guerras Liberais, foi ocupado pelas tropas miguelistas, tendo sido muito danificado pelos bombardeamentos das tropas liberais. Depois disso foi abandonado e saqueado pela população, até que muitos anos mais tarde passou a servir de quartel do Destacamento n.º 1 da Brigada Naval do Porto. Em 1975 é entregue à Associação dos Comandos da Zona Norte.