Conceito de anoxia
O termo Anoxia designa a falta de oxigénio nas células do organismo.
As células e o organismo humano
O organismo humano tal como o conhecemos é composto por sistemas que funcionam em conjunto. Estes sistemas são constituídos por órgãos que por sua vez se constroem a partir de diversos tipos celulares. Sendo assim, a célula apresenta-se como a unidade básica da vida.
Para a célula funcionar e sobreviver consome e forma vários iões e moléculas: fatores de sobrevivência, glucose, H2O (água), K+ (potássio), Ca2+ (cálcio), Na (sódio), Cl– (cloro), CO2 (dióxido de carbono), O2 (oxigénio), ATP, entre muitos outros. Estes iões e moléculas são fornecidos às células através de trocas com o conteúdo do sangue, do fluído intersticial e até com células vizinhas. Sendo estes iões e moléculas utilizados/formados em mecanismos distintos necessários durante toda a vida da célula, o O2 apresenta importância primordial.
A célula em anoxia
Antes de se verificar a anoxia, as células passam por um estado de hipoxia no qual se observa uma diminuição do fornecimento de O2 às células. Várias alterações ocorrem numa célula em hipoxia: diminuição da formação de ATP, lesão da mitocôndria e acumulação de ERO (espécies reativas de oxigénio). A diminuição da concentração do ATP é a alteração que mais rapidamente leva a lesão da célula, pois os sistemas dependentes de energia que operam na célula deixam de funcionar (bombas de iões, síntese de proteínas, manutenção do pH). Perante uma situação de hipoxia, os diferentes tipos celulares comportam-se de forma distinta: as células do cérebro são as primeiras a sofrer lesões (20 a 40 segundos) como podemos ver na figura 1, seguidas pelas células do músculo cardíaco (60 segundos). Como é possível prever, numa situação de presença nula de O2 (anoxia) as alterações e consequente morte celular ocorrerá de uma forma muito mais rápida e abrupta. Os tipos celulares mais resistentes em situações de anoxia são os ossos, os tendões e a pele que conseguem sobrevivem até 8 a 12h sem O2.
A interrupção do fornecimento de O2 às células pode derivar de:
- um deficiente/nulo fornecimento de sangue;
- condições atmosféricas extremas (por exemplo, altitude elevada, ambientes fechados sem renovação de ar);
- paragem cardíaca; ou
- paragem respiratória.
A anoxia leva à morte celular por apoptose.
References:
Kumar V., Abbas A., Aster J. (2012). Robbins Basic Pathology (13thedition). Saunders.