Boavista

O Boavista é uma das históricas equipas do futebol português, e apenas uma das cinco a conquistar o título de campeão nacional na era profissional.

Logo Boavista

Logo Boavista

Fundação: 1 de Agosto de 1903.

Cidade/país: Porto, Portugal.

Estádio: Estádio do Bessa

Cor equipamento principal: Preto e Branco

Principais rivais: FC Porto, Leixões e Salgueiros.

Epíteto: Axadrezados e Boavistão.

História:

O Boavista Futebol Clube ou simplesmente Boavista foi fundado em 1903 por ingleses e jovens portugueses, a cidade do Porto tinha a maior comunidade inglesa do país e consequentemente introduziram a prática de futebol no Porto. Inicialmente o clube chamava-se The Boavista Footballers.

Em 1905 ingleses e portugueses entraram em desacordo relativamente ao dia de realização dos jogos, os ingleses protestantes queriam jogar ao Sábado porque o Domingo proposto pelos portugueses era dedicado aos bons costumes e moral religiosa, os portugueses queriam jogar ao Domingo por ser o dia de descanso e Sábado de trabalho. Esta discussão levou á saída dos ingleses do clube alguns anos depois, passando a chamar-se Boavista Futebol Clube.

Apoiado por muitas das famílias mais abastadas da cidade do Porto, rapidamente ganhou preponderância no futebol da Invicta, venceu a primeira Taça da cidade do Porto em 1914. Mas após este início auspicioso o clube lentamente entrou em declínio nas décadas seguintes, ficando á sombra do grande rival FC Porto e caindo inclusivamente para a segunda divisão b portuguesa.

Os anos setenta trariam a ascensão do Boavistão, orientado pelo técnico e Mestre José Maria Pedroto conquistou a primeiro troféu de relevo, a Taça de Portugal em 1975 após derrotar por 2-1 o Benfica na final. Conseguiu atingir um segundo lugar no campeonato em 1976, lutando até o fim com o Benfica pelo título nacional.

Gradualmente o clube participava em competições europeias e conquistava posições no topo da tabela, competia de igual para igual com os três grandes do futebol português e em 1992 e 1997 voltou a conquistar a Taça de Portugal. Pelo axadrezado das suas camisolas, recebeu a alcunha na Europa da equipa com as camisolas esquisitas.

Este crescimento gradual do clube levou ao maior sucesso do clube, a conquista do título de campeão nacional em 2000-01. Orientados por Jaime Pacheco que montou uma equipa aguerrida e combativa, superou todos os obstáculos e sagrou-se campeão.

Graças à conquista do campeonato em 2001 e de um segundo lugar participou na Liga dos Campeões, atingindo resultados históricos como o empate na casa do Liverpool ou uma vitória sobre o Borussia de Dortmund. Em 2002-03 atinge as meias-finais da Taça UEFA, mas é eliminado pelo Celtic de Glasgow, que viria a ser derrotado na final pelo grande rival do Boavista, FC Porto.

Após esta época dourada as dividas contraídas e a punição atribuída ao clube no âmbito do processo Apito Dourado, o Boavista caí para a terceira divisão nacional. Por decisão judicial voltou ao primeiro escalão do futebol português na temporada de 2014-15 lutando pela manutenção. O processo de reconstrução do clube ainda decorre mas até a data a manutenção, objectivo actual do clube tem sido atingido.

Títulos:

  • Vencedor Campeonato Português por uma vez: 2000-01
  • Vencedor Taça de Portugal por cinco vezes: 1974-75, 1975-76, 1978-79, 1991-92 e 1996-97
  • Vencedor Segunda Divisão Portuguesa por uma vez: 1936-37.
  • Vencedor Segunda Divisão B por uma vez: 1949-50
  • Vencedor Taça Supertaça Portuguesa por três vezes: 1978-79, 1991-92 e 1996-97.
1214 Visualizações 3 Total

References:

http://www.zerozero.pt/text.php?tp=4&nchapter=22

1214 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter