Organização Formal

Apresentação do conceito de organização formal, bem como da sua relação com a outra componente das organizações: a organização informal…

Conceito de Organização Formal

A Organização Formal corresponde à componente da organização que estabelece a forma como é efectuada a sua própria gestão e a coordenação e controlo de pessoas e atividades, bem como a ligação das atividades de gestão corrente à estratégia de desenvolvimento definida. Para isso, são criadas na organização as estruturas organizacionais e definidas as regras, políticas e procedimentos que regulam a forma como, quando e por quem são desempenhadas as diversas tarefas necessárias ao seu funcionamento.

A outra componente da organização é a organização informal, a qual corresponde a um conjunto de relações ou interacções que surgem espontaneamente entre os seus membros e que não são previstas ou formalizadas pela organização formal.

É do conjunto formado pelas estruturas organizacionais, regras e procedimentos que constituem a organização formal e pelas relações/interacções informais entre os seus membros que constituem a organização informal que resultam as organizações reais tais como as conhecemos. a organização formal e a organização informal surgem assim como um complemento uma da outra, sendo imprescindível que ambas coexistam sem que uma prejudique os benefícios da outra.

16324 Visualizações 2 Total
16324 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo